1. Verificar se o certificado está conectado e funcionando corretamente.
2 . Verificar se o Certificado está válido. No site da Receita Federal no canto superior direito da página na guia Atendimento ao e-CAC
Siga o procedimento deste FAQ #1000159:
2. 1. Acesse o Site da Receita Federal selecione Atendimento Virtaul (eCAC)
![](/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;Subaction=DownloadAttachment;ItemID=160;FileID=589)
2.2. Clique em Acessar
![](/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;Subaction=DownloadAttachment;ItemID=160;FileID=588)
2.3. Com o TOKEN plugado no USB, clique em Certificado Digital
![](/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;Subaction=DownloadAttachment;ItemID=160;FileID=590)
2.4 . Ao clicar no botão, será solicitado o Pin do dispositivo criptográfico e acessará a página, confirmando o correto funcionamento do dispositivo. Caso o mesmo não esteja corretamente configurado será informado que ocorreu um erro.Após a constatação que está funcionando corretamente, acessar novamente o portal do PJe.
3. Verificar a autoridade certificadora
![](/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;Subaction=DownloadAttachment;ItemID=160;FileID=592)
![](/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;Subaction=DownloadAttachment;ItemID=160;FileID=591)
3.1 Envie para o suporte@tjro.jus.br para que seja consultado se a autoridade está cadastrada no banco de certificados válidos
4. A descrição do erro nr. 4 somente poderá ser diagnosticada pela equipe técnica do PJe