Plano Diretor

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STIC

Plano Diretor (PDTIC)

PDTIC 2022-2026

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Conforme definições da Resolução n. 182/2013 do Conselho Nacional de Justiça, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é o instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de pessoas, de processos e de TIC, que visa a atender as necessidades de TIC de um órgão em um período determinado.

Esse documento visa consolidar as metas, os projetos e as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação para o exercício de 2022-2026 alinhados com o Estratégia Nacional do Poder Judiciário , Planejamento Estratégico Nacional de TIC do Poder Judiciário, Planejamento Estratégico Institucional do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, Estratégia Nacional de Segurança da Informação e Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ), além de outros planos para implementação de políticas nacionais estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça.

Assim, declara-se esse documento como a materialização do planejamento tático desenvolvido pela equipe designada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), por meio do Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGesTIC), sendo elaborado conforme o processo de elaboração do planejamento tático (PDTIC), normatizado por meio do Ato n. 1127/2017-PR.

Dessa forma, são referenciados neste PDTIC a motivação de sua elaboração, os termos e abreviações utilizados no documento, a metodologia empregada para sua elaboração, bem como os documentos de referência, princípios e diretrizes. Além disso, explicou-se brevemente a organização da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC). Abordou-se ainda o resultado do PDTIC 2020-2021. Já a explicitação do plano de gestão de riscos foi documentada no processo SEI 0006089-14.2020.8.22.8000, por força da Resolução n. 017/2017-PR e da aplicação do Anexo II - C do Ato 692/2017-PR.

Estabeleceu-se em linhas gerais o processo de revisão do PDTIC, bem como os motivos que podem provocar atualizações no documento e como será feita a gestão do documento. Optou-se por desenvolver um documento modular, que facilite a atualização das informações, acrescentando-se a cada ano o planejamento de entregas de cada exercício. Explicitou-se ainda os fatores críticos de sucesso do cumprimento deste PDTIC, e sintetizando as informações demonstrando a importância da STIC para a prestação jurisdicional.

Caso necessário, o PDTIC poderá ser revisado, a critério do Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGesTIC), objetivando refletir os projetos priorizados pelo Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, utilizando-se como ferramenta o Processo de Elaboração do Planejamento Tático (PDTIC).

Documentos:

Para apuração do resultado dos indicadores, a STIC aplicou a mesma metodologia empregada nas metas institucionais (Planejamento Estratégico Institucional - PEI). A régua utilizada é a seguinte:

  • Excelente >= 90% (90% - 100%) de execução;
  • Ótimo >= 80% (80% - 89%) de execução;
  • Bom >= 70% (70% - 79%) de execução;
  • Razoável >= 60% (60% - 69%) de execução;
  • Baixo < 60% (41% - 59%) de execução; e
  • Muito Baixo <= 40% (0% - 40%) de execução.

Para apuração do resultado da meta em cada exercício, deve-se comparar o resultado previsto neste Anexo II para cada indicador, sendo que para o alcance da meta o resultado apurado deve ser igual ou superior ao previsto.

ANEXO II - GUIA DE METAS E INDICADORES DO PDTIC 2022-2026

ID

OBJETIVO

DESCRIÇÃO

ID

INDICADOR

META 2022

META 2023

META 2024

META 2025

META 2026

DESCRIÇÃO

FÓRMULA DE MENSURAÇÃO

OE1

Aumentar a satisfação dos usuários do Sistema Judiciário

Atuar na melhoria e no incremento da qualidade dos atendimentos e da experiência dos serviços ofertados aos usuários do Poder Judiciário, seja de forma presencial ou virtual.

1.1

Índice de Adesão à Pesquisas de Satisfação Padronizada

Razoável

-

-

-

-

Indicador capaz de avaliar o % de serviços que possuem pesquisa padronizada e preconizada pelo CNJ em comparação ao total de pesquisas realizadas.

Calculado a partir do percentual resultante entre a quantidade de pesquisas padronizadas dividido pelo total de pesquisas realizadas no órgão. (Pesquisas Padronizadas/ Total de Pesquisas*100)

1.2

Índice de Satisfação dos Usuários

Bom

Bom

Ótimo

Ótimo

Excelente

Indicador capaz de avaliar a satisfação dos usuários de TIC do órgão.

Calculado a partir do total de notas segmentadas pelas opiniões coletadas nas pesquisas de satisfação dos atendimentos realizados. (Pode ser em escala numérica ou nominal. Exemplo: Nota de 4,2 de uma escala de 0 a 5).

1.3

Índice de Demandas Atendidas

Razoável

Razoável

Bom

Bom

Ótimo

Indicador capaz de avaliar a quantidade de demandas atendidas em relação à quantidade de demandas registradas no órgão.

Calculado a partir do percentual de demandas atendidas dividido pelo total de demandas regsitradas no órgão. (Total de Chamados Atendidos / Total de Chamados Registrados * 100). Serão considerados chamados registrados para serviços da Secretaria de TIC que não estejam inseridos no Processo de Gerenciamento de Mudanças Liberação e Implantação de TIC e Processo de Gerenciamento de Problemas.

OE2

Promover a transformação digital

Promover o aperfeiçoamento dos resultados utilizando as ferramentas tecnológicas disruptivas de transformação digital com o objetivo de otimizar os recursos humanos e aprimorar a eficácia na execução dos recursos financeiros, seguindo o princípio da economicidade processual e a satisfação dos usuários.

2.1

Índice de Serviços Digitais

Baixo

Razoável

Razoável

Bom

Bom

Indicador capaz de avaliar a quantidade de Serviços Digitais dentro do órgão.

Quantidade de serviços digitais dentro do órgão/total de serviços do órgão

2.2

Índice de Serviços Disponibilizados em Nuvem

Baixo

Razoável

Razoável

Bom

Bom

Indicador capaz de avaliar o percentual de Serviços Disponibilizados em Nuvem em relação ao total de Serviços utilizados no órgão.

Calculado a partir do percentual resultante entre a quantidade de Serviços Disponibilizados em Nuvem dividido pelo total de Serviços utilizados no órgão. (Serviços disponibilizados em nuvem/ total de serviços)

2.3

Índice de Execução do Plano de Transformação Digital

Razoável

Bom

Bom

Ótimo

Ótimo

Indicador capaz de avaliar o percentual de execução do PTD dentro do órgão.

Trata-se do mesmo indicador do PEI - O8M27.

Calculado a partir da quantidade de itens atendidos do PDT divido pelo total de normativos do documento. (Número de itens atendidos no Plano de Transformação Digital/ Total de Itens do Plano de Transformação Digital)

OE3

Reconhecer e desenvolver as competências dos colaboradores

Melhorar o desempenho e o cumprimento de metas, considerando a importância em aperfeiçoar o reconhecimento dos profissionais da TI do Poder Judiciário por meio da Gestão de Competência Institucional.

3.1

Índice de Execução do Plano de Capacitação de TIC - PCTIC

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Indicador capaz de avaliar o percentual de execução ao Plano de Capacitação de TIC no órgão.

Calculado a partir da quantidade de atividades atendidas no PCTIC dividido pelo número total de atividades do plano aderentes a competências de TIC. (Quantidade atendida do PCTIC/ Quantidade total de Itens do PCTIC)

OE4

Buscar a Inovação de Forma Colaborativa

Potencializar a relação entre colaboração e inovação com vistas à evolução e expansão da maturidade de TIC Poder Judiciário de modo a oferecer a desburocratização dos serviços e agregar valor aos usuários.

4.1

Índice de Iniciativas realizadas em colaboração com outros órgãos do Judiciário

Baixo

Razoável

Razoável

Bom

Bom

Indicador capaz de avaliar o número de iniciativas realizadas em colaboração com outros órgãos do Judiciário

Calculado a partir da quantidade de iniciativas realizadas com outros órgãos do Judiciário. (Número de iniciativas em colaboração/total de iniciativas do órgão)

4.2

Índice de iniciativas publicadas no repositório Nacional

Razoável

Bom

Bom

Ótimo

Ótimo

Indicador capaz de avaliar a quantidade de inciativas publicadas no repositório nacional  (Projetos, planos de ações e contratações de TIC previstas respectivamente no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, bem como no Plano Anual de Aquisições e Contratações)

Total de Projetos, planos de ações e contratações de TIC publicadas/Total de Projetos, planos de ações e contratações de TIC previstas inicialmente para o exercício

OE5

Aperfeiçoar a Governança e a Gestão

Consolidar os processos, regulamentações e leis no âmbito da administração do Poder Judiciário visando aprimorar a Governança, Gestão e cumprimento das metas e objetivos estabelecidos coletivamente.

5.1

Índice de Execução do PDTIC

Bom

Ótimo

Bom

Ótimo

Bom

Indicador capaz de avaliar o percentual de execução PDTIC.

Trata-se do mesmo indicador do PEI - O12M40 e PPA.

Calculado a partir da quantidade de metas  do PDTIC atendidas no exercício divido pelo total de metas  do PDTIC existentes para o exercício.

5.2

Avaliação do iGovTIC-JUD

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação desenvolvido com o propósito de o CNJ identificar, avaliar e acompanhar a situação da Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário.

Trata-se do mesmo indicador do PEI - O12M39 e PPA.

O resultado é computado conforme metodologia estabelecida pelo CNJ que avalia o Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), de acordo com as respostas atribuídas no questionário aplicado anualmente.

OE6

Aprimorar as contratações e Aquisições

Aperfeiçoar a utilização de métodos, processos e ferramentas que proporcionem a melhoria nas aquisições e contratações de TIC, em busca de otimizar os recursos do Poder Judiciário.

6.1

Índice de Adesão à resolução de contratações de TIC

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Indicador capaz de avaliar o percentual de adesão à Resolução de Contratações de TIC dentro do órgão.

Calculado a partir da quantidade de itens atendimentos da Resolução de contratações de TIC dividido pelo número total de atividades proposta no documento. (Itens atendidos na resolução de contratações de TIC / Total de Itens da resolução).

6.2

Índice de Contratações de TIC Realizadas

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Indicador capaz de avaliar a quantidade de contratações e aquisições de TIC executadas dentro do prazo, escopo e qualidade pretendidos dentro do previsto no plano de contratação.

Trata-se de indicador constante no PPA.

Calculado a partir do total de contratações de TIC executadas/ total das contratações planejadas no plano de contrações de TIC

OE7

Aprimorar Segurança da Informação e a Gestão de Dados

Melhorar os avanços voltados para a Segurança da Informação e dados pessoais frente aos mais diversos desafios, fazendo-se valer principalmente das vantagens oriundas da utilização de Inteligência Artificial e demais soluções disruptivas de TIC.

7.1

Índice de Adesão à LGPD

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Excelente

Indicador capaz de avaliar o cumprimento das recomendações do órgão em cumprimento a recomendação do CNJ e em atendimento à LGPD

Trata-se do mesmo indicador do PEI - O8M28

(Itens cumpridos da recomendação do CNJ em atendimento à LGPD/ Total de itens recomendados pelo CNJ em atendimento à LGPD).

7.2

Índice de Serviços Críticos com Gestão de Risco

Muito Baixo

Baixo

Razoável

Bom

Ótimo

Indicador capaz de avaliar se os serviços identificados como críticos possuem gestão de risco e se são aplicados. O total de serviços críticos deve estar estabelecido no plano de gestão de riscos institucional.

(Total de serviços críticos com gestão de risco/ Total de serviços críticos).

OE8

Promover serviços de infraestrutura e soluções corporativas

Aprimorar e incrementar todo aparato responsável por gerenciar os serviços de TIC do Poder Judiciário, principalmente nas iniciativas voltadas para Infraestrutura e Soluções Corporativas.

8.1

Índice de Atendimento dos serviços TIC definidos pelo órgão

Bom

Bom

Ótimo

Ótimo

Excelente

Indicador capaz de avaliar o cumprimento dos níveis mínimos dos serviços TIC definidos pelo órgão.

(Meta do ANS Alcançada / Meta do ANS estabelecida).

8.2

Índice de Projetos de Software Aderentes à Metodologia de Desenvolvimento de Soluções.

Baixo

Razoável

Bom

Ótimo

Excelente

Indicador capaz de avaliar a quantidade de softwares desenvolvidos e utilizados pelos órgãos que utilizam metodologia sugerida de desenvolvimento.

Calculado a partir da quantidade de softwares que atendem a metodologia preconizada divido pelo total de softwares utilizados. (Total de Softwares que atendem metodologia / Total de softwares utilizados).

8.3

Índice de Aderência das Soluções Implantadas ao Modelo Nacional de Interoperabilidade

Baixo

Razoável

Bom

Ótimo

Excelente

Indicador capaz de avaliar a aderência das soluções implantadas ao Modelo Nacional de Interoperabilidade

Calculado a partir da quantidade de soluções implantadas seguindo o Modelo Nacional de Interoperabilidade divido pelo total de soluções implantadas no órgão. (Total de soluções com MNI / Total de soluções implantadas).

Versões Anteriores do PDTIC

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2020-2021 (rev. 13/5/2021)

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2020-2021

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2018-2019 (rev. 4-10-2018)

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2018-2019

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2016-2017 (.rev 2017)

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