Terça, 18 Fevereiro 2020 16:42

Desembargador entrega Relatório de Gestão da Corregedoria e Radiografia que traz diagnóstico do 1º Grau

Sessão Administrativa foi realizada na segunda (17)

O desembargador José Jorge Ribeiro da Luz entregou o Relatório de Gestão, referente ao biênio 2018-2019, na manhã de segunda (17), durante sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia. A mídia foi entregue junto com a Radiografia de 1º Grau, um estudo completo feito pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) no último biênio, com o propósito de fazer um diagnóstico sobre a realidade das unidades e servidores do Poder Judiciário de Rondônia.

A Radiografia traz estatísticas acerca do quantitativo de juízes e servidores; condição predial, segurança e assuntos mais comentados entre magistrados e servidores durante as visitas institucionais que ocorreram para balizar o estudo. “A intenção da radiografia foi levantar as condições e dificuldades do 1º Grau e, assim, formar elementos para solução de propostas”, disse o desembargador.

Após a apresentação da Radiografia, o ex-corregedor apresentou o Relatório de Gestão, referente ao biênio 2018-2019. A mídia, dividida em quatro capítulos, foi inspirada em seu de Plano de Gestão, cujos campos de atuação se dividiram em: Cidadania, Eficiência, Organização e Empatia.

Des

Desembargador. José Antônio Robles

Relatório

O documento inicia com um editorial com a foto de juízes de 1º Grau, em homenagem ao serviço desempenhado pelos magistrados. “A Corregedoria existe para e pelos juízes. Nada mais justo do que homenageá-los com esse editorial, já que o trabalho apresentado no Relatório de Gestão é resultado do esforço deles”, defendeu.

Para Cidadania, o desembargador destacou os projetos “Declare seu Amor”, “Recompor”, “Ninho” e “Regularização Fundiária” como alguns dos projetos que foram encampados pela CGJ.

Em Eficiência foram destacados o auxílio direto ao 1º Grau, por meio do Monitoramento e do Núcleo de Apoio ao 1º Grau, Correições Virtuais e Presenciais, V Concurso Extrajudicial, Prêmio Pérola Juraszek, Citação Eletrônica, dentre outros.

Para o item “Organização” foram apresentados os principais projetos relativos à organização jurisdicional como as Novas Diretrizes Judiciais e Extrajudiciais, criação dos Núcleos de Custas Judiciais. No item “Empatia” foram apresentados os projetos destinados a oferecer melhores condições de trabalho aos magistrados e servidores, como o Encontro Estadual da Magistratura.

Presidente Paulo Mori

Sessão foi presidida pelo presidente do TJRO, desembargador Paulo Mori

Repercussão

“Agradeço aos juízes de 1º Grau, juízes auxiliares da Corregedoria, servidores da Corregedoria e à Corte do TJRO. A Corregedoria, muito além da pessoa do Corregedor, é formada por todas essas pessoas com o objetivo de servir ao 1º Grau e, por ele, ser servido. Parabéns a todos e muito obrigado”, disse o ex-corregedor.

Ao fim, os desembargadores do Pleno parabenizaram o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz e a Corregedoria como um todo. Para o desembargador Miguel Monico, a Radiografia de 1º Grau trouxe informações importantes para o cotidiano da Corte. O desembargador Roosevelt Queiroz também congratulou à equipe da CGJ pelos resultados apresentados.

"É sempre bom lembrar que a CGJ segue com o trabalho de grandes homens e não foi diferente com a presença do desembargador José Jorge. Importante lembrar que os servidores deram show de dedicação. O Poder Judiciário precisa disso mesmo: servidores com desejo de nos fazer maiores do que já somos. A CGJ fez um brilhantíssimo trabalho”, disse o desembargador José Antônio Robles

O corregedor-geral da Justiça, Valdeci Castellar Citon, responsável pelo biênio 2020-2021, enfatizou que pretende continuar com a dedicação desempenhada pelo colega. O presidente da Corte, Paulo Mori, parabenizou a todos e encerrou a sessão administrativa.

O Plano de Gestão 2018-2019 e a Radiografia de 1º Grau estão disponíveis para download no site da Corregedoria-Geral da Justiça. Modelos físicos também serão enviados para todos os juízes de 1º Grau e para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Assessoria de Comunicação Institucional