Terça, 18 Agosto 2020 16:18

Juiz da comarca de Cacoal profere primeira sentença da história no PJe Criminal do Estado de Rondônia

WhatsApp Image 2020 06 16 at 11.28.10

Juiz Ivens do Reis Fernandes, titular da 2ª Vara Criminal de Cacoal

O juiz de direito Ivens dos Reis Fernandes, da 2ª Vara Criminal de Cacoal, proferiu a primeira sentença condenatória de mérito em um processo de tráfico de drogas. Esta foi a primeira sentença a ser proferida no Estado de Rondônia, no âmbito das varas criminais, após a implementação do Processo Judicial Eletrônico – PJe Criminal. A iniciativa tem como pontos positivos a economia de recursos como tempo e pessoal, além de otimizar o trâmite dos processos e agilizar a prestação jurisdicional.

A decisão foi proferida menos de dois meses após a distribuição do processo no PJe. A audiência de instrução e julgamento, com a oitiva das testemunhas e o interrogatório do réu, foi realizada no último dia 12 de agosto e, após as alegações finais das partes, o magistrado proferiu a sentença em audiência, condenando o réu a um ano e oito meses de reclusão e multa de R$ 5.782,00.

O Processo Judicial Eletrônico Criminal (PJe) já é uma realidade no Poder Judiciário de Rondônia desde a primeira quinzena de junho. A 2ª Vara Criminal de Cacoal é uma das unidades piloto do sistema. O juiz titular da unidade, Ivens dos Reis Fernandes, diz que a tramitação dos feitos tem sido mais ágil e segura. “Alguns pontos ainda estão sendo ajustados, pois foi necessário adequar o sistema ao fluxo criminal. O trabalho do cartório também está mais otimizado, e isso reflete uma melhor prestação jurisdicional”, explicou o magistrado.

PJe Criminal

A implantação do PJe Criminal é uma das metas do Plano de Gestão da Corregedoria para o biênio 2020-2021, e ganhou mais força, em razão das severas restrições decorrentes da pandemia da COVID-19, sobretudo pelo motivo da necessidade de isolamento social e as cautelas adotadas para frear a propagação do novo coronavírus.

Saiba mais: Justiça Criminal de Rondônia começa a operar com PJe Criminal

Assessoria de Comunicação Institucional