Quinta, 05 Novembro 2020 15:41

Sinapses - Juiz fala sobre sistema de Inteligência Artificial do TJRO em Fórum de Inovação

live

Sinapses nasceu em Rondônia, mas atualmente está sendo desenvolvido pelos analistas do TJRO, em Brasília

O Sinapses, projeto de Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), foi tema de palestra no Fórum Nacional de Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), nesta quinta-feira (5). O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO), Cristiano Gomes Mazzini, foi o palestrante que representou o TJRO na ocasião.

Ele iniciou a apresentação agradecendo à oportunidade de explorar sobre o tema, especialmente o Sinapses, que nasceu em Rondônia, no ano de 2017, como oportunidade em meio à dificuldade. “Na época tivemos um êxodo de servidores e, diante de impossibilidades de contratação, investimos em inteligência artificial com a expectativa de tornar os processos mais automatizados”, contou.

Após o Tribunal constatar que não havia na rede privada uma iniciativa que se adequasse às necessidades e a um custo razoável, quatro analistas em formação de data science iniciaram o desenvolvimento do sistema, que hoje conta com diversas funcionalidades como movimentação de processos, “auto complete”, sumarização e parametrização de decisões.

“O Sinapses é baseado em microserviços de Inteligência Artificial e tem virtudes claras como a baixa acoplagem. Não é difícil adaptá-lo aos sistemas disponíveis nos tribunais, até porque ele iniciou com o Processo Judicial Eletrônico”, explicou.

Atualmente, o Sinapses está sendo aprimorado no laboratório de inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, pelos analistas do TJRO. No TJRO, o Núcleo de Apoio ao 1º Grau (Nuap) auxilia no treinamento dos robôs.

A live do magistrado está disponível neste link.

Assessoria de Comunicação Institucional