Terça, 05 Abril 2022 09:23

Segunda fase do concurso das Serventias Extrajudiciais teve 90% de participação dos candidatos

A segunda fase do VI concurso das Serventias Extrajudiciais de Rondônia teve 12 abstenções conforme informou o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES), responsável pela organização do certame. Dos 124 candidatos aprovados para realizarem a prova discursiva - escrita e prática, 12 não compareceram. 

Segundo o IESES,  ao todo 717 candidatos se inscreveram para concorrer ao concurso que oferece 19  vagas destinadas à delegação de serviços de notas e de registros. Deste total, 351 faltaram na primeira fase, ou seja, a abstenção foi de quase metade dos inscritos. Mas os que se esforçaram para estarem presentes nesta segunda etapa, mesmo vindo de tão longe, estavam confiantes. 

Gil Messias é tabelião e registrador na cidade de Jardim no Mato Grosso do Sul. Segundo ele, a confiança existe porque já se prepara há anos para concursos públicos. "Concurso de cartório se a pessoa quiser ter êxito e principalmente se classificar bem,  precisa estudar muito. Eu acho  que o concurso mais disputado hoje do país é o concurso de cartório, então tem que se dedicar e estar sempre se atualizando," comentou o candidato com muita segurança.

Arthur Chada, é outro candidato seguro de que faria uma boa prova. Ele é oficial titular  do primeiro ofício  de registro de títulos e documentos de  Belém do Pará. Arthur também faz concursos há mais de dez anos, e compartilha da ideia de que a disputa para vagas de serventias judiciais é o mais concorrido hoje no país. "Sem dúvida é muito concorrido pelo nível dos candidatos que se preparam muito.  Espero ser agraciado com a benção de Deus e poder ir bem na prova e me tornar um cidadão Rondoniense," completou ele dizendo ter gostado muito da capital de Rondônia. 

 

CONCURSOS SERVENTIAS 4

 

Quem também veio de longe  e tem experiência em concursos é o Fábio Seabra de Oliveira. Fábio é de  Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, onde é registrador civil de pessoas naturais. Ele aproveitou para elogiar a organização do TJRO. " A gente fez a primeira etapa a poucos meses aqui em Porto Velho e gostei muito da organização do Tribunal de Justiça. Agora nessa segunda etapa de provas, somos pouco mais de 100 candidatos, e estou bem confiante na minha classificação. Quem sabe em breve poderei  contribuir com a Justiça aqui do estado.”

As provas da segunda fase do concurso das Serventias Extrajudiciais, coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia, foram realizadas no Colégio Murilo Braga, centro da Capital, no último domingo, (03). 

A previsão é de que o gabarito das provas seja divulgado no fim de Abril no site do IESES - organizador do concurso.