Segunda, 27 Junho 2022 10:58

Corregedoria se reúne com Associação Brasileira das Empresas Aéreas

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e a Associação  Brasileira  das Empresas Aéreas (Abear) se reuniram para tratar de vários temas relacionados aos setores envolvidos com a aviação. Entre os assuntos discutidos, o cancelamento da audiência automática, conciliações por mutirões cíclicos, citações e intimações eletrônicas, sistema de controle de demandas abusivas, possibilidade de acordos em plataforma de negociação digital e disponibilização de serviço pré-processual, entre outros. 

 

Rondônia é um dos Estados mais demandantes em termos de judicialização, segundo a Abear, e a maioria das ações é por atraso de voo, que poderiam ser evitadas se houvesse mais entendimento sobre o funcionamento do setor aéreo. 

 

Foi destacado ainda durante a reunião na tarde de quarta-feira (22), que muitos avanços já ocorreram desde a realização do primeiro encontro Estadual do Poder Judiciário de Rondônia com o setor aéreo, promovido pela Corregedoria do Tribunal da Justiça, em maio deste ano.

 

De acordo com a Associação, várias questões discutidas durante o webinar, já estão sendo colocadas em prática, o que reforça a importância de ampliar cada vez mais o diálogo entre as partes envolvidas.

WhatsApp Image 2022 06 22 at 17.45.18

 

Participaram da reunião na Corregedoria, representantes da Abear, do Departamento Judicial, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Poder Judiciário de Rondônia, representados na ocasião pelos magistrados Audarzean Santana da Silva e Johnny Gustavo Clemes.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional