Quinta, 08 Setembro 2022 11:59

Projeto do TJRO é finalista no prêmio de Inovação Judiciário Exponencial

O Justiça Rápida Digital no Trânsito  (JRDT), lançado em maio de 2022 pelo Tribunal de Justiça de Rondônia por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec),  está entre os finalistas  do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial.

 

A premiação busca destacar iniciativas que fazem uso da tecnologia e novos processos que gerem impacto positivo para a sociedade, com a finalidade de garantir uma jurisdição mais sustentável e com impacto socioambiental.

 

A edição deste ano superou as expectativas, batendo o recorde de mais de 300 trabalhos inscritos, em sete categorias: inovação tecnológica, inovação na gestão, inovação social, laboratório de inovação, executivo de tecnologia, executivo de inovação e liderança exponencial.

 

Finalista na categoria Inovação Social, o projeto Justiça Rápida Digital no Trânsito do TJRO tem o propósito de amenizar os conflitos em relação a acidentes de trânsito. 

 

A inovação foi desenvolvida com o objetivo de gerar um canal de solução imediata, sem custos e que prestigie o fortalecimento da capacidade do cidadão de participar da construção da solução de seus conflitos. Além da possibilidade de gerar uma solução pacífica logo após o fato, também abre-se um caminho de aproximação com a sociedade. 

 

O presidente do Nupemec, des. Daniel Ribeiro Lagos, comentou a importância da conciliação na solução de conflitos. “A prática conciliatória é uma via bem aceita pela sociedade. Quando ela é posicionada antes da formação de um processo tem maior efeito para gerar satisfação e reconhecimento de que o Poder Judiciário contribui para o cidadão assumir o protagonismo na solução de seus problemas.”

 

Outro aspecto relevante, destacado pelo desembargador, é que a atividade do Nupemec é uma expansão da atividade jurisdicional. “É o judiciário saindo dos Fóruns e indo ao encontro do cidadão, tornando a justiça cada vez mais acessível a todos os cidadãos”.

 

O PJRO busca sempre captar os problemas mais abrangentes da sociedade que demandem atuação jurisdicional e essa fórmula tem assegurado seguidos reconhecimentos através de premiações por várias instituições.

 

A cerimônia de premiação  dos vencedores do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, será realizada no dia 25 de outubro em Brasília/DF, de forma presencial. 

 

Assessoria de Comunicação Institucional