Terça, 22 Agosto 2023 12:33

Processos das contadorias de Cerejeiras e Colorado serão migrados para Contadoria Judicial

A Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia (CGJ/RO)  realizará a migração das atividades relacionadas às unidades de Contadoria Judicial de Cerejeiras e Colorado do Oeste para a Contadoria Judicial Estadual (CJUD), a partir de 1° de setembro de 2023. 

Com a publicação do ato, extingue-se os Cartórios Contadores das comarcas, resultando na transferência automática dos processos e na realocação dos servidores desses cartórios para a CJUD. Nessa nova função, eles continuarão a trabalhar em suas comarcas de origem, prestando apoio à Contadoria Estadual.

A Contadoria Judicial possui sede na comarca de Porto Velho e foi implementada através da Resolução N. 283/2023-TJRO, ficando o setor subordinado à Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia.

O coordenador da Contadoria Judicial, Alisson Gleike, comentou sobre o processo de transição das unidades para a Contadoria: “A centralização das atividades das contadorias e a modernização das ferramentas utilizadas pelos contadores será fundamental para garantir a eficiência e elevar a produtividade dos servidores.”

A CJUD prestará suporte a todas as unidades jurisdicionais de primeira e segunda instância do Poder Judiciário. Seu principal objetivo será realizar cálculos judiciais para os processos das respectivas instâncias, de acordo com as solicitações e orientações dos magistrados.

Além disso, a Contadoria Judicial assumirá a responsabilidade de examinar as prestações de contas apresentadas pelas entidades beneficiadas que receberam valores monetários apreendidos, depositados em juízo ou convertidos em prestação pecuniária. Adicionalmente, será incumbida de analisar as despesas registradas nos livros diários das serventias extrajudiciais durante as inspeções realizadas pelos juízes corregedores nas comarcas do Poder Judiciário de Rondônia.

Assessoria de Comunicação Institucional