Quinta, 24 Agosto 2023 10:33

Teia Judiciária visita escolas do interior

O projeto Teia Judiciária realizou atividades no interior do estado, abrangendo os distritos de Jaci-Paraná e Rio Pardo, além do município de União Bandeirantes. Em colaboração com a Justiça Rápida Itinerante, a iniciativa envolveu visitas às escolas nesses distritos, oferecendo aos funcionários a chance de abordar os conflitos escolares e fomentar um ambiente de cultura pacífica dentro das instituições educacionais.

Na reunião, foi possível analisar as variáveis que um conflito escolar está inserido e as possíveis formas de lidar com estes problemas, com o intuito de gerar uma nova abordagem dos professores e funcionários sobre os conflitos e também impactar na forma na qual os alunos reagem aos problemas em sala de aula.

Em Jaci-Paraná, dia 15,  houve a participação de 21 pessoas em uma roda de conversa com funcionários da Escola Cora Coralina. No dia 16, foi a vez da Escola César Freitas Cassol, em União Bandeirantes, receber o projeto que teve grande participação com 43 pessoas entre funcionários e professores. Por último, foi realizada, em Rio Pardo, a roda de conversa com 19 funcionários na Escola Rio Pardo, no dia 17/08. 

No total, durante as visitas do Teia pelo Interior, 83 pessoas participaram das rodas de conversas nas escolas.

Teia Judiciária em Porto Velho

Nesta quarta-feira, 23, o Teia Judiciária realizou sua visita semanal na Escola Estadual Flora Calheiros. Na ocasião, os alunos praticaram as técnicas de mediação com base na Comunicação Não Violenta (CNV).

A psicóloga do Tribunal de Justiça, Isabela Paludo, que conduziu o encontro, comentou sobre a importância da mediação: “o objetivo da mediação é transformar a forma que as pessoas se relacionam, como ocorre comunicação e tomada de decisão, não sendo feitas sugestões ou manipulações, apenas o diálogo existente é que é voltado à escuta empática e auto expressão autêntica; além disso, com o sigilo das informações, preserva-se os sentimentos expostos e facilita a confiança no propósito de colaboração.”, finalizou.

Assessoria de Comunicação Institucional