Nesta quarta-feira, 30, o corregedor geral da Justiça, José Antonio Robles, oficializou uma parceria com a Polícia Civil do Estado de Rondônia, ao assinar um termo de cooperação na sede da PC/RO. O objetivo dessa colaboração é automatizar os procedimentos criminais, permitindo que eles transitem integralmente no formato digital.
O termo de cooperação está relacionado à adesão da Polícia Civil de Rondônia ao Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (Sinesp PPE). Esse sistema viabilizará a tramitação eletrônica dos procedimentos originários das Delegacias de Polícia do estado.
A responsabilidade de efetivar a integração via API (MNI) entre o sistema SINESP/PPE e o PJe Criminal será compartilhada entre o Poder Judiciário e a Polícia Civil de Rondônia. Essa integração possibilitará que inquéritos policiais, termos circunstanciados e outros procedimentos transitem de forma totalmente digital por meio do PJe Criminal.
Durante o evento, ocorreu a distribuição eletrônica do primeiro inquérito policial, evidenciando, na data de assinatura do termo, o perfeito funcionamento dessa integração eletrônica da polícia com o judiciário. A partir de agora, inquéritos policiais, pedidos de busca e apreensão, pedidos de prisão preventiva e demais procedimentos investigativos já estão todos virtualmente funcionando.
O corregedor Robles comentou sobre a importância desta parceria e como ela gera benefícios para a justiça de Rondônia. “ Celebramos um marco significativo na busca pela modernização e eficiência dos procedimentos criminais em nosso Estado. A assinatura do termo de cooperação com a Polícia Civil de Rondônia, representa um passo crucial em direção a uma justiça mais ágil, transparente e alinhada com os avanços tecnológicos”, finalizou o corregedor.
Essa iniciativa está alinhada com o plano de gestão da Corregedoria, que possui uma proposta voltada para a Modernização da Justiça Criminal. A modernização tem como objetivo aprimorar a gestão dos processos criminais, transformando os procedimentos em sua totalidade para o formato digital. A Polícia Civil do Estado de Rondônia já adotou medidas para garantir que os procedimentos nas Delegacias possam ocorrer de maneira completamente digital. Cabe ao Judiciário colaborar na integração e comunicação entre os sistemas, PJe Criminal e Sinesp PPE.
Assessoria de Comunicação Institucional