Sexta, 15 Dezembro 2023 09:03

Automação criada pela CGJ faz 400 citações em menos 10 minutos

O LexIA, automação criada pela Corregedoria Geral do Estado de Rondônia, representa um avanço significativo na convergência entre o campo jurídico e a inteligência artificial, trazendo consigo uma série de benefícios que revolucionam a eficiência do sistema judicial. Desenvolvido com a missão de agilizar os processos judiciais, a plataforma não apenas reduz os prazos de tramitação, mas também se destaca por otimizar recursos de maneira inovadora.

Ao integrar algoritmos avançados, o LexIA é capaz de realizar tarefas complexas em tempo recorde. Sua capacidade de realizar 400 citações de execução fiscal em menos de dez minutos é apenas um exemplo impressionante de como a automação pode transformar e acelerar as operações legais. Essa eficiência não só atende às exigências da sociedade moderna por respostas rápidas, mas também proporciona uma economia significativa de tempo e recursos para os profissionais do direito.

Além da agilidade na execução de tarefas, o LexIA se destaca por sua habilidade em identificar e extrair informações essenciais dos processos judiciais. Ao discernir entre elementos cruciais e secundários, como certificações e arquivamentos, a plataforma permite uma análise mais focalizada e eficaz. Essa capacidade de filtrar e priorizar dados não apenas acelera a tomada de decisões, mas também contribui para a redução de possíveis erros humanos.

A juíza auxiliar da Corregedoria Geral, Inês Moreira, uma das coordenadoras e idealizadoras do Lexia, destacou o quão feliz está com o bom funcionamento da automação. “É motivo de grande satisfação ver o sucesso alcançado por essa automação, que certamente se tornará um diferencial significativo para o nosso Tribunal de Justiça. O LexIA não apenas cumpre sua missão primordial de acelerar os processos judiciais, mas também demonstra ser uma ferramenta essencial para otimizar a eficiência operacional e promover uma abordagem mais estratégica nas atividades jurídicas. A sua aceitação positiva entre os usuários atesta não apenas sua eficácia, mas também sua capacidade de se adaptar às demandas dinâmicas do ambiente jurídico, fortalecendo assim a qualidade e a agilidade das decisões judiciais. Com o sucesso do LexIA, estamos caminhando para um Tribunal de Justiça mais moderno, eficiente e alinhado com as expectativas da sociedade contemporânea”, diz.

A aceitação positiva por parte dos usuários reflete não apenas a eficácia do LexIA em termos de desempenho, mas também sua capacidade de se adaptar às necessidades dinâmicas do ambiente jurídico. A automação não apenas simplifica processos rotineiros, mas também abre espaço para que os profissionais do direito se concentrem em atividades mais estratégicas e analíticas, fortalecendo assim a qualidade e a precisão das decisões judiciais.

O coordenador da Central de Processos Eletrônicos(CPE), João Afro, também falou sobre a importância e o comprometimento que o Lexia tem realizado. “O tribunal de justiça de Rondônia tem demonstrado um compromisso notável com a eficiência e a modernização do sistema judiciário, evidenciado pela recente automatização do envio das cartas de citações, na execução fiscal, que após o despacho inicial, permite o envio direto das correspondências aos correios, representando um avanço significativo na agilidade e na praticidade dos processos. A iniciativa em adotar a automatização, não apenas simplifica, mas também acelera todo o procedimento, ao eliminar burocracias e otimizar o fluxo de trabalho, a automatização contribui para eficiência do tribunal, beneficiando todos os operadores de direito, bem como aos cidadãos envolvidos no processo, para se ter uma ideia, nos primeiros testes foram enviados mais de 400 cartas de citações, em um tempo mais ou menos de 10 minutos”, finaliza.

Consequentemente, o LexIA não é apenas uma ferramenta eficiente, mas também uma aliada na busca por um sistema judicial mais ágil, transparente e adaptável às demandas da sociedade contemporânea. Sua integração bem-sucedida marca um passo significativo rumo a uma justiça mais acessível, eficaz e alinhada com os avanços tecnológicos.

Assessoria de Comunicação Institucional