Segunda, 18 Dezembro 2023 18:14

Último casamento comunitário do ano reúne mais de 30 casais em Ji-Paraná

O último casamento comunitário do ano aconteceu nesta última sexta-feira em Ji-Paraná e reuniu mais de 30 casais em uma única cerimônia. Essas celebrações ocorreram ao longo do ano, decorrente do projeto Justiça Rápida Itinerante, realizado pela Corregedoria Geral do Estado de Rondônia, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). 

A Justiça Rápida é um projeto que busca solucionar demandas de maneira ágil e eficaz, garantindo aos cidadãos acesso à Justiça de forma simplificada e acessível. Por meio dela, muitos casais puderam finalmente receber suas certidões de casamento, documento tão significativo para formalizar a união e fortalecer os laços afetivos.

O casamento foi realizado no auditório da Faculdade Estácio-UNIJIPA, e contou com a participação do Presidente do Nupemec, desembargador Daniel Ribeiro Lagos. 

A cerimônia de casamento comunitário foi um momento de celebração e amor, onde os casais decidiram dar um passo importante em suas vidas, perante seus amigos, familiares e a comunidade. Foi um momento de alegria e emoção, com votos de felicidade e cumplicidade ecoando por todo o local.

O Desembargador Daniel Lagos participou de um momento muito significativo na vida dessas famílias e reforçou a importância da acessibilidade à justiça para todos. "Vejo a Justiça Rápida como uma das atividades mais positivas do Tribunal de Justiça de Rondônia. Essa presença em lugares distantes é uma forma de o Estado proporcionar cidadania à população, de reconhecer as pessoas. É levar a cidadania e dizer que a justiça as percebeu. Essa ação é para isso", afirma.

O casamento comunitário é uma ação importante para regularizar a situação de muitos casais que, por diversos motivos, não conseguiram oficializar sua união perante a lei. Além disso, é uma forma de promover a cidadania e a inclusão social, já que muitas vezes os custos de um casamento civil podem ser um obstáculo para alguns casais.

A iniciativa do Poder Judiciário em promover o casamento comunitário é louvável e merece ser destacada, já que além de cumprir com seu papel legal, promove a união e a felicidade dos casais. Essa foi a última edição do casamento comunitário, deste ano, sendo finalizado com chave de ouro e com muito amor e carinho, por aqueles que fizeram parte.

Assessoria de Comunicação Institucional