Segunda, 01 Outubro 2018 11:08

Diretores da CGJ participam de Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública, no DF

 (Dir. para esq.) Diretores da CGJ, Rodolfo Fernandes e Sharlison Fonseca

Os diretores de departamento da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO), Rodolfo Fernandes e Sharlison Fonseca participaram do 4º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública, realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, no Distrito Federal.

O evento teve como objetivo promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.

Os servidores são diretores dos Departamento Judicial (Dejud) e Departamento Judiciário Administrativo (Dejad). Ambas as seções trabalham diretamente com dados. O Dejud, por exemplo, monitora e orienta todas as varas judiciais do estado, além de aplicar as correições judiciais.

Evento foi realizado em Brasília (DF)

O Dejad, além de atuar com movimentação de processamento, expedientes, projetos e gestão; também lida com as estatísticas do 1º Grau do Poder Judiciário: a Divisão de Informação. Para o diretor do departamento administrativo, Sharlison Fonseca, o serviço público vive uma fase de transição, onde não é preciso ser analista ou cientista de dados para desenvolver competências relacionadas à análise de dados, IA, insights comportamentais e design thinking.

“Estamos passando por uma transformação digital e precisamos nos atualizar para que possamos oferecer o melhor trabalho para o jurisdicionado e alcançar nosso compromisso com a sociedade, dentro da Corregedoria”, ressaltou.

Na programação do evento estiveram presentes palestras sobre análise de dados; introdução a Expressões Regulares; Teoria e Prática de Grafos, Inteligência Artificial, dentre outros assuntos. O Seminário foi organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e apoiado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional.

Assessoria de Comunicação Institucional