%= render 'layouts/carrousel' %>
 437 Visualizações

Tutorial para fazer reuniões on-line , inclusive por celular

Veja também como pedir atendimento no Hangouts e algumas recomendações sobre home office

25/03/2020 09:50

A Stic do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia explica como se comunicar e fazer reuniões por videoconferência ou em salas virtuais de chat usando ferramentas do Google G Suite.

Confira aqui os primeiros passos para utilizar cada uma das ferramentas. Destaca-se que esses recursos não estão disponíveis em contas gratuitas do google, portanto é necessário fazer login na sua conta institucional @tjro.jus.br.


Videoconferência pelo celular

Com o objetivo de facilitar o trabalho em home office dos colaboradores do PJRO, a Stic publica mais um tutorial sobre como realizar reuniões por videoconferência. Neste caso, a partir de um telefone celular com sistema operacional Android. Clique no tutorial em PDF, fixado  no pé da página

 

Hangouts

A Stic orienta ainda que, ao enviar mensagem no hangouts para o suporte de TIC, sehd@tjro.jus.br, os colaboradores escrevam, em uma única mensagem, a descrição do problema para o qual necessitam de suporte.

Recomenda-se também o envio de um print de tela, antes mesmo do atendente solicitar.

Esse procedimento é necessário para agilizar o atendimento, tendo em vista que muitos colaboradores estão enviando mensagens ao mesmo tempo, e a Divisão de Suporte aos Usuários está recebendo uma quantidade de chamados acima do normal.

Recomenda-se também que não sejam enviadas mensagens de “bom dia” sem o detalhamento da solicitação.

Clique aqui para mais detalhes



Recomendações 

A Stic informa à todos os estagiários, magistrados e servidores que, devido ao aumento expressivo da quantidade de solicitações ao suporte de TIC por todos os colaboradores que estão trabalhando em sistema de home office, a equipe de atendimento está sobrecarregada e o tempo de espera está maior.

Destaca-se também que, segundo o §4º do artigo 9º da Resolução CNJ 227/2016, alterada pela Resolução CNJ 298/2019, 

O servidor deverá dispor de espaço físico, mobiliários e equipamentos próprios e adequados para a prestação do teletrabalho.

Além disso, segundo o parágrafo único do artigo 13 da citada Resolução, 

O tribunal não arcará com nenhum custo para aquisição de bens ou serviços destinados ao servidor em teletrabalho.

Assim, mostra-se indispensável seguir as recomendações:

Os computadores do PJRO não devem ser levados para casa.

O Suporte oferecido pela STIC nos computadores e notebooks pessoais é para o Sistema Operacional Windows 10 Pro, o qual é o Sistema Operacional Homologado por essa Secretaria. Outras versões do Windows e outros tipos de Sistemas Operacionais (Mac e Linux) não são homologados para acesso a rede do PJRO, mas poderão fazer conexão remota por meio da VPN. Sistemas Operacionais Windows com versão anterior a 10, possuem falhas de seguranças, e podem comprometer nossa infraestrutura de TIC, não recomendamos que utilizem Sistemas Operacional não homologado por esta Secretaria.

A atualização do Sistema Operacional de computadores/notebooks particulares não é responsabilidade da STIC.    

Computadores e notebooks do PJRO que estavam guardados em armários das unidades e não vinham sendo utilizados estão desatualizados e, em alguns casos, não permitem conexão fora das instalações do PJRO. Esses equipamentos devem ser levados para o Núcleo de Atendimento da STIC de cada Fórum para que sejam colocados no domínio novamente, entre outras configurações.

A STIC não dispõe de notebooks para serem fornecidos. As unidades devem utilizar os notebooks que já possuíam.

Antes de tentar fazer acesso remoto, verifique se é possível executar suas atividades apenas com os sistemas online, a exemplo do PJe, Custas, Consulta Processual, SEI e ferramentas do Google G Suíte na sua conta de e-mail institucional.

Para fazer acesso remoto aos computadores do PJRO, os colaboradores podem/devem utilizar computadores pessoais (desktop ou notebook).

Antes de abrir um chamado ou entrar em contato com a equipe de atendimento da STIC, verifique se o computador que você utiliza no PJRO está ligado e siga as instruções dos links a seguir para fazer acesso remoto a partir do seu computador pessoal: https://drive.google.com/file/d/1l02bTH40Nr7m3IBrty3JlXndkw5YNC53/view?usp=sharing e https://drive.google.com/file/d/132kIp0noWhJNixzbFIzt60tSynJ8lXkJ/view?usp=sharing

 

Comunicação Interna



Anexos

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia
Alô Justiça: 0800-647-7077 Geral: (69) 3217-1152

© 2020 Divisão de Pessoal - Dipes
Versão do Sistema