Quinta, 27 Agosto 2020 15:46

Vara Genérica de Machadinho d’Oeste é Selo Ouro no Prêmio de Excelência Pérola Juraszek

Juiz Muhammad

Juiz Muhammad Hijazi Zaglout

Quando o Juiz Muhammad Hijazi Zaglout chegou à Vara Genérica de Machadinho d'Oeste, em 2018, a vara ocupava a 99º posição no ranking estadual de varas judiciais e contabilizava cerca de 8 mil processos tramitando na unidade. À época, ainda não existia o Prêmio de Excelência Pérola Juraszek, mas o desafio de melhorar o desempenho da unidade já estava definido. Assim que o Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) aprovou a iniciativa de instituir a premiação no âmbito do Poder Judiciário de Rondônia, uma amizade antiga deu o impulso mais que necessário para que a unidade lutasse pelo “Selo Ouro” obtido na categoria “Genéricas e Únicas das comarcas do Interior”: Pérola Juraszek.

“Eu fui assessor na época em que a Pérola era assessora. Quando a equipe tinha dúvida, a primeira pergunta era: Já perguntou da Pérola? Ela possuía um repertório de jurisprudência que fazia ela ter respostas em cinco minutos. Isso foi colocado para os servidores de Machadinho. Além dessa amizade, carinho e respeito por ela, queríamos mostrar que estávamos fazendo algo de bom para o jurisdicionado”, contou.

A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia (CGJ-TJRO) lançou, desde segunda-feira (10), uma série de entrevistas com os magistrados posicionados no ranqueamento anual do Poder Judiciário de Rondônia referente ao ano de 2019.

Atualmente a Vara Genérica figura entre as melhores unidades e conta com mudanças. Com um segundo juízo, a unidade divide a pauta de audiência e melhorou, ainda mais, a prestação jurisdicional ao cliente principal: a sociedade. A referência veio do próprio magistrado que, na vida pessoal, aprendeu muito com o comércio privado. Além disso, Muhammad elogia o Tribunal de Justiça de Rondônia.

“O TJRO ganha Selo Diamante no CNJ, prêmios por suas boas práticas e tudo isso acontece porque nós somos o tribunal. E devemos oferecer o melhor serviço para o jurisdicionado, nosso cliente”, contextualizou.

Antes da magistratura, em meados de 2006, Muhammad atuou como assessor de juiz no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e relembra colegas que foram inspirações na magistratura como os magistrados Rinaldo Forti, Úrsula Gonçalves, Inês Moreira, Rogério Montai, Duília Sgrott, Jorge Leal, Francisco Prestello e Osny Claro, que agora é desembargador.

Assim como lembrou dos colegas que um dia contribuíram para a vida profissional, o juiz lembrou de parabenizar cada um dos servidores que participaram do Prêmio. Todos mesmo, desde os oficiais de justiça, aos servidores do Cartório Distribuidor, Cartório Contador, Informática, Conciliação, Núcleo Psicossocial, Administração e terceirizados.

“Meus sinceros agradecimentos e reconhecimento. Não foi fácil, mas abraçamos a causa e passamos dois anos em ritmo alucinante para alcançar esse título. Continuaremos firmes no propósito de oferecer celeridade ao estado de Rondônia”, completou o magistrado.

Os servidores que participaram da premiação foram: Ernaldo Jaime do Nascimento Júnior, Natalia Carlini Alegretti, Miguel Ivonilson Cordeiro, Rosângela Maria de Oliveira Costa, Mauricio Miguel da Silva, Jefersson Barros De Oliveira, Paulo Leandro Farias, Paulo Lourenço, Hudson Ambrosio Belim, Marcelo Santana Motta, Eliomar Pimenta Da Silva, Melissa Alvin Da Cunha, Jaqueline Leontino Moreira. Todos serão contemplados com registro no assento funcional.

Selo Prata 
Dra Larissa

Juíza Larissa Pinho de Alencar

Na categoria “Genéricas e Únicas das comarcas do interior”, a Vara Única da Comarca de Santa Luzia D’Oeste alcançou o “Selo Prata”. Em 2019 a juíza titular era Larissa Pinho de Alencar. Ela agradeceu a equipe e todos os colaboradores. "Sem o empenho deles seria impossível", disse a magistrada. 

Equipe Santa Luzia do Oeste

Equipe Vara Genérica de Santa Luzia

Selo Bronze

A Vara Única da Comarca de Nova Brasilândia D’Oeste obteve “Selo Bronze”.

Denise Pipino

Juíza Denise Pipino

A juíza Denise Pipino, da comarca de Nova Brasilândia, diz que não há alegria maior em obter reconhecimento pelo trabalho. “O feito não seria possível se não fosse a galhardia, zelo e carinho de cada um dos dedicados servidores. Nova Brasilândia é uma comarca excepcional. São poucos servidores, mas apaixonados pelo trabalho. Estamos ansiosos para suplantar novos obstáculos visando a rápida e efetiva prestação jurisdicional”, disse a magistrada.

Equipe Comarca de Nova Brasilândia

Equipe Vara Genérica de Nova Brasilândia

Sobre o prêmio
O Prêmio Pérola Juraszek é uma boa prática do Poder Judiciário de Rondônia, proposta pela Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO), para reconhecer, anualmente, as unidades judiciárias pelos resultados alcançados na prestação jurisdicional.

Esse desempenho é comprovado por meio do posicionamento das unidades premiadas no Sistema de Ranqueamento da CGJ Eolis. O índice de pontuação é definido pelos indicadores “Arquivamento e Judicância”. As três unidades melhores posicionadas foram classificadas com selos “Ouro”, “Prata” e “Bronze”.

Cerimônia
A iniciativa da CGJ foi aprovada pelo Pleno, em 28 de janeiro de 2019. O resultado e a premiação estavam previstos para janeiro de 2020, mas teve que ser adiado devido à pandemia. A cerimônia está prevista para o dia 17 de agosto, por meios virtuais.

Assessoria de Comunicação Institucional