Terça, 08 Março 2022 12:27

Empoderamento feminino é tema de evento virtual em alusão ao Dia Internacional da Mulher

O encontro foi promovido pela Corregedoria

Dia mulheres

Em comemoração ao dia das mulheres, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Rondônia promoveu neste 8 de março,  um encontro virtual em homenagem às servidoras do órgão. A programação foi transmitida via Google Meet, e foi pensado e organizado por uma comissão formada por servidores do órgão.

O secretário executivo da CGJ/RO José Elias de Souza Manoel, abriu o evento, deu boas vindas a todos (as) e parabenizou as mulheres que trabalham na corregedoria. Em seguida passou a palavra para Moises Victor Pessoa Santiago, do departamento extrajudicial (Depex). 

Moises também  cumprimentou as mulheres pela data e deu boas vindas à convidada palestrante, a psicóloga (CRP-24/1157) e terapeuta cognitivo-comportamental, Beatriz Ximenes, que palestrou sobre o tema "Empoderamento Feminino". Beatriz, ressaltou a importância da data que é uma ocasião para lembrar a relevância do papel feminino na sociedade. 

A psicóloga trouxe várias situações enfrentadas pelas mulheres no seu dia a dia. Lembrou como surgiu o dia internacional das mulheres, a história de lutas ao longo dos anos e reforçou a importância de que todas tenham conhecimento dos seus direitos, para avançar na garantia dos mesmos. Ela lembrou ainda que," a constituição garante direitos iguais a todos, mas na prática ainda estamos longe dessa realidade. É preciso que mulheres busquem essa igualdade de fato em todos os setores. Ressaltou que o número de mulheres em cargos de lideranças ainda é pequeno, além da diferença salarial entre os homens." Beatriz falou também sobre vários outros temas, como segurança e políticas públicas de saúde voltadas para as mulheres.

Para finalizar a programação, um vídeo trouxe algumas servidoras que definiram o que é ser mulher.  (Clique aqui

Representando a classe masculina, Alisson Gleike Moraes, do Departamento Judicial (Dejud) parabenizou todas as mulheres que trabalham na corregedoria e disse que cada uma é uma inspiração para os demais colegas. Citou alguns nomes como a juíza auxiliar da Corregedoria, Dr. Inês Moreira, a secretária Márcia Duarte, entre outras mulheres da SCGJ.

O Dia Internacional das Mulheres foi celebrado pela primeira vez em 1911, mas só foi oficializado em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) começou a comemorar a data, que se tornou uma ocasião de trazer à tona as discussões e protestos por direitos. A data também lembra as lutas e as conquistas sociais, políticas e econômicas que as mulheres já alcançaram ao longo da história.