Quinta, 24 Março 2022 14:11

CPE é apresentada a juízes e servidores de vários Tribunais do país

A reunião que apresentou a estrutura e metodologia da Central de Processos Eletrônicos do Tribunal de Justiça de Rondônia, ocorreu na manhã de quinta (24) por meio de videoconferência. Quarenta pessoas entre servidores e juízes de 09 tribunais do país, sendo eles Goiás, Acre, Bahia, Piauí, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Mato Grosso  e Rio Grande do Norte, demonstraram interesse pelo projeto, que já está em funcionamento há cinco anos no Tribunal de Justiça de Rondônia. 

A CPE é vinculada à Corregedoria-Geral da Justiça, de onde foi transmitido o encontro virtual,   conduzido pela juíza auxiliar da Corregedoria, Inês Moreira, e pela  secretária do 1º Grau, Cidinha Fernandes. 

Os aspectos gerais da central de processos eletrônicos, como, a metodologia de trabalho, a estrutura, resultados e desafios foram apresentados aos participantes que parabenizaram a iniciativa e demonstraram interesse no projeto, através da interação com perguntas durante toda a apresentação.

Reunião CPE 2

Rondônia possui 107 varas, destas 57 já migraram para CPE ao longo dos 5 anos de implantação. Resultado que tem provado a eficiência do trabalho, confirmado também pelos números de serventias judiciais que já migraram. 

Atualmente 240 mil processos já foram transferidos para a  central, restando 170 mil,  ressaltou a  secretária sobre a eficiência do projeto. 

"O projeto tem provado a importância, através do interesse de magistrados e servidores. Vale pontuar que depois da criação do cartório eletrônico, o TJRO já ganhou Selo ouro e três diamantes". Cidinha destacou ainda que a gestão das pessoas envolvidas nesse trabalho é primordial para o sucesso.

"O horário diferenciado de trabalho, de  12 horas, o nivelamento de competências, o recrutamento diferenciado, feito com a ajuda da Secretária de Gestão de Pessoas, além do Núcleo Psicossocial, colaboram para alcançar os resultados positivos".

O contexto financeiro também foi apresentado, tendo em vista que a CPE contribuiu para a economia do Tribunal. Com a extinção dos cartórios, e consequentemente de alguns cargos comissionados, houve uma redução de cerca de 4 milhões de reais, que podem ser usados para outros fins, como a contratação de assistente de juiz. 

Para finalizar o encontro, a  juíza auxiliar da corregedoria, Inês Moreira, abriu espaço para que mais perguntas fossem feitas, agradeceu a disponibilidade de todos e colocou a Corregedoria à disposição para sanar eventuais dúvidas sobre o trabalho.

"Conforme apresentado, a CPE  tem permitido um serviço de excelência no Tribunal de Rondônia. Contamos a nossa experiência a vocês e nos colocamos à disposição para esclarecer demais dúvidas sobre esse trabalho, inclusive estaremos disponibilizando a gravação da reunião caso queiram rever o conteúdo aqui apresentado." finalizou a juíza agradecendo a participação de todos.