Quinta, 07 Abril 2022 10:05

Comitiva do Poder Judiciário de Rondônia visita CNJ, STJ e TJDFT

A visita técnica dos magistrados de Rondônia ao Poder Judiciário Federal teve como objetivo geral, assegurar a continuidade da nova gestão pela formação de network e obtenção de informações relevantes. Participaram da comitiva visitante o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Antônio Robles, o juíz auxiliar Johnny Gustavo Clemes e os novos gestores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), desembargador Daniel Ribeiro Lagos e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativa (GMF), Des José Jorge Ribeiro da Luz e juiz membro do GMF Sérgio William D. Teixeira. 

Os magistrados visitaram três órgãos do Poder Judiciário no Distrito Federal. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), durante os dias 11 e 12 de março.

As atividades iniciaram pelo CNJ, onde foram recebidos pelo desembargador Carlos Vieira Von Adamek. Ao CNJ a visita foi para apresentar os novos gestores do GMF e do Nupemec aos coordenadores de cada área do Conselho.  Durante o encontro também trataram de assuntos da CGJ/RO. Entre os temas abordados ficou definido o estabelecimento de canais de comunicação do Nupemec e GMF com as coordenadorias nacionais.

Os magistrados  estiveram também no Superior Tribunal Justiça (STJ) para verificação de tópicos sobre a IA Atos (inteligência artificial no sistema recursal). Acordos foram firmados para agilizar o termo de cooperação técnica e obtenção de dados técnicos daquela IA. Ainda no STJ os representantes rondonienses fizeram  visita institucional à Presidência do Tribunal. 

Por fim, o grupo  foi ao Nupemec do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), onde foram recebidos pelo juiz auxiliar Luís Miranda, com quem trocaram conhecimentos sobre projetos e a formação de redes de contato.