Segunda, 11 Abril 2022 08:43

Juíza auxiliar da CGJ/RO participa do “I Encontro de Juízes de Cooperação da Região Norte”

A juíza auxiliar administrativa da Corregedoria-Geral da Justiça, Inês Moreira, esteve no “I Encontro de Juízes de Cooperação da Região Norte”, representando a CGJ/RO, juntamente com os juízes auxiliares da Presidência Rinaldo Forti e Guilherme Baldan.

O evento que tem como objetivo possibilitar o compartilhamento, cooperação das boas  práticas, criação de um banco de dados e momentos de trocas de experiências entre os  magistrados e magistradas, foi realizado em Boa Vista, Roraima, nos dias 7 e 8 de abril.

A juíza auxiliar da CGJ/RO contribui com o evento falando sobre a importância da Central de Processamento Eletrônicos (CPE), que reúne os processos judiciais das Varas de todo o Estado, ressaltando que o inovador formato gerou maior rapidez, eficiência e qualidade na prestação jurisdicional. 

“A região Norte apresenta muitas peculiaridades, como por exemplo, a existência de comunidades ribeirinhas, onde a Justiça só chega de barco. As grandes distâncias entre os Municípios, nem sempre atendidos com sede de Comarca, também é um desafio. Cooperar é reunir esforços para que uma ideia, um projeto, uma ação possa ser realizada, e pensando nisso o CNJ instituiu o juízo de cooperação, que se revela de fundamental importância para todos os Tribunais, em especial os da Região Norte. Uma dessas ideias, apresentada durante o evento, é a Central de Processamento Eletrônico – CPE, que no TJRO tem apresentado excelentes resultados, e tem despertado o interesse de outros Tribunais.”

 

ENCONTRO JUIZES NV

 

O encontro também contou com a colaboração de mais um representante do Poder Judiciário de Rondônia, o juiz auxiliar da presidência do TJRO, Rinaldo Forti da Silva, que palestrou sobre "Juízo de cooperação – experiência do TJRO”, falando sobre as boas práticas no âmbito da administração.

Além desta palestra, outros temas foram abordados durante os dois dias de programação, sendo elas: “Do instituto, princípios, forma prática e importância da formação em juízo de cooperação” e a “A Resolução 350/CNJ – possibilidades atuais e futuras do Juízo de Cooperação". 

A abertura oficial do “I Encontro de Juízes de Cooperação da Região Norte” foi feita pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter.