Terça, 12 Abril 2022 09:05

Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia torna público o plano de gestão biênio 2022/2023

 A nova gestão se compromete em investir ainda mais em tecnologia

 

O plano de gestão da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia, revisado para o biênio 2022/2023, que mapeia as ações, projetos e atividades previstas para os próximos dois anos, foi publicado no Diário da Justiça nº 067, nesta segunda (11). 

O documento desenvolvido e alinhado com as estratégias do Poder Judiciário de Rondônia e do Conselho Nacional de Justiça, defende a facilitação ao acesso de todos à justiça e inovações tecnológicas, respeitando as particularidades locais, a continuidade dos trabalhos iniciados e desenvolvidos pelas corregedorias anteriores, com destaque para as novidades da tecnologia, com o objetivo de modernizar ainda mais o serviço já desenvolvido pela CGJ/RO. 

Segundo o  Corregedor-Geral da Justiça, desembargador José Antonio Robles, todas as iniciativas planejadas terão grande espaço nesta gestão. 

“No campo da judicialização, além da expansão do modelo de CPE para 100% das unidades judiciárias, buscará modernizar o serviço forense, com a precípua finalidade de torná-lo ainda mais adequado às novas necessidades da sociedade. Exemplos são os Núcleos de Justiça 100% digital, balcão digital e outros. Similar propósito será em relação à tecnologia, com a implantação de laboratório de inovação, visando disseminar metodologias ágeis voltadas às necessidades dos usuários e jurisdicionados, ampliando as automatizações e as atividades próprias de inteligência artificial.”

Quatro temas centrais fazem parte do plano de gestão: Aperfeiçoar a prestação jurisdicional; conciliação e mediação; combate a violência doméstica contra a mulher; e infância e juventude, com foco no fortalecimento da rede de enfrentamento ao combate a estas violências.

Às Políticas Judiciárias definidas pelo CNJ, como saúde - bem-estar - dos servidores, o estímulo à cultura, a capacitação por meio de cursos, também estão entre as metas a serem alcançadas.

O planejamento, que traz todas as ações, projetos e atividades previstas para o próximo biênio, foi desenvolvido pela Secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça, Departamento Judiciário Administrativo e juízes auxiliares.

Participaram também da elaboração, 25 servidores, que contaram com a orientação técnica do Núcleo de Aprimoramento do 1º Grau, Departamento Judiciário Administrativo e Divisão de Planejamento, Gestão e Monitoramento e projeto gráfico da Divisão de Planejamento, Gestão e Monitoramento.

A nova cúpula administrativa da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia é composta pelo corregedor-geral da justiça, o desembargador José Antonio Robles, e juízes auxiliares, Inês Moreira da Costa, Johnny Gustavo Clemes e Marcelo Tramontini.

Missão da corregedoria

Assegurar à sociedade a efetiva prestação jurisdicional, por meio do controle, orientação e fiscalização dos serviços judiciais do 1º grau e extrajudiciais.

Visão

Ser reconhecido pela sociedade como órgão acessível, ético e eficiente na realização de suas atividades.

Valores

Ética, comprometimento, inovação, celeridade, publicidade, respeito, responsabilidade institucional, social e ambiental. 

Para ter acesso ao plano de gestão da CGJ/RO clique aqui