Segunda, 29 Agosto 2022 13:46

Representantes do Nupemec e Cejusc participam do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação

O Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), foi sediado em Manaus, capital do Amazonas. Criado em 2014, o evento busca fortalecer e aprimorar a política judiciária de tratamento adequado de conflitos, por meio da participação de magistrados e integrantes dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs) e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de Tribunais de Justiça de todo o país, incluindo desembargadores, juízes e servidores.  

 

O Tribunal de Justiça de Rondônia esteve representado no fórum pelo presidente do Nupemec, o desembargador  Daniel Ribeiro Lagos, e pelo coordenador do Cejusc, o juiz Audarzean Santana da Silva. 

 

O magistrado Daniel Lagos comentou a participação no fórum e enfatizou que a justiça está dando foco especial a mediação entre as partes, ampliando e facilitando o diálogo de forma que todos possam ser alcançados. “Queremos expandir cada vez mais o judiciário. A ideia é levar a justiça onde o cidadão estiver, com as demandas que vierem, sem grandes formalismos, e com muito diálogo, a fim de encontrarmos soluções de forma eficiente e rápida, de modo que gerem ganhos para todos os interessados”, disse o desembargador.

 

Para o coordenador do Cejusc, a troca de experiências vivenciadas no Fonamec auxilia ainda mais os juízes e servidores nas suas mediações e conciliações. “Essas discussões servem para ajudar cada Estado a melhorar seus serviços de conciliação e mediação e estimula, cada vez mais, a busca de caminhos para a cultura da paz, tão desejada e necessária'', acrescentou o juiz Audarzean. 

 

Durante a programação ocorreu também a posse da nova diretoria do Fórum para o biênio 2022/2024 e a deliberação a respeito do Plano de Atuação. 

 

A nova gestão tem como presidente o juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, titular da 8.ª Vara de Família do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Numepec/TJAM).

 

Assessoria de Comunicação Institucional