Terça, 30 Agosto 2022 10:45

TJRO autoriza instalação da 2ª Vara de Delitos de Tóxicos na Capital

O Tribunal de Justiça de Rondônia autorizou a instalação da  2ª Vara de Delitos de Tóxicos da capital. A  decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nº 160, desta segunda-feira, 29, considerando a votação por unanimidade na sessão administrativa do dia 22 de agosto (Resolução 249/2022). A mudança foi possível a partir da extinção da 2ª Vara de Execuções Fiscais

 

A partir de agora a 2ª Vara de Execuções Fiscais, passa a ser a 2ª Vara de Delitos de Tóxicos, com competência para processar e julgar as ações relativas aos crimes de tráfico de drogas. Cabe à Vara também decretar interdições, internamentos e  decidir sobre prevenção, repressão, assistência e medidas administrativas, relacionados à questão das drogas  e suas consequências.

 

O TJRO também autorizou modificar a  estrutura organizacional do Primeiro Grau de Jurisdição. A Vara de Auditoria Militar, terá a competência para o cumprimento das cartas precatórias cíveis, exceto aquelas relativas à Vara Infracional e de Execução de Medidas Socioeducativas, Juizados Especiais Cíveis e de Varas de Família e Sucessões. 

 

A Comarca da capital passa a ter apenas Vara Única de Execuções Fiscais, que acumulará competência para processar e julgar as ações de cobrança do Estado de Rondônia e do município de Porto Velho, além das ações de registros públicos e da Corregedoria Permanente dos Cartórios Extrajudiciais, e receber os processos da extinta 2ª Vara de Execuções Fiscais.

 

A modificação na estrutura organizacional vai possibilitar uma resposta mais ágil aos jurisdicionados, atendendo aos princípios constitucionais da eficiência e da razoável duração do processo.  

 

Assessoria de Comunicação Institucional