Quarta, 05 Outubro 2022 13:56

Corregedoria disponibiliza painel de identificação de óbitos com processos ativos aos magistrados e servidores do Poder Judiciário

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) através da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) disponibiliza um painel capaz de realizar o cruzamento dos dados de óbitos disponibilizado no Sigextra pelas serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais e os processos ativos que tramitam nas unidades judiciárias. A ferramenta trará ao Tribunal de Justiça de Rondônia maior celeridade e eficiência, dado que a verificação anterior era feita manualmente por magistrados e servidores.   

 

Nas varas criminais o impacto será ainda mais relevante visto que quando o réu morre, durante o curso do processo criminal, sua punibilidade é extinta e o processo arquivado.

 

O painel já está disponível para a consulta e pode ser acessado pelo Qlik Sense, na aba denominada “primeiro grau”, na opção: “PG - Processo com registro de óbito”.

 

artes obitos

 

Quando acessado o painel apresentará duas pastas, uma contendo informações gráficas, relativas ao total de registro de óbitos por áreas do direito e o total por comarcas. Na segunda pasta será possível a extração de dados dos processos e a seleção de filtros relativos a diversos tópicos.  

 

O juiz auxiliar da corregedoria, Marcelo Tramontini, destacou a importância desta nova funcionalidade. “É de grande valia adotar uma rotina de verificação desses processos, preferencialmente, a cada trimestre. Tal prática impedirá o trâmite desnecessário de processos, principalmente ações penais, e poderá gerar impactos relevantes no cumprimento das metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça ( CNJ ), principalmente no que toca às metas 01, 04, 05 e 08.

 

O também juiz auxiliar da corregedoria, Johnny Gustavo Clemes, destacou ainda outros benefícios da ferramenta. “Essa é mais uma etapa dos trabalhos pelo desenvolvimento de automatizações para facilitar o trabalho de servidores e magistrados, a virtude disso está no fato de que aumenta a produção, diminui erros, preserva a saúde de todos e permite que o trabalho humano seja direcionado para questões sensíveis,” concluiu o juíz.

 

Para acessar o painel ( clique aqui ) o servidor ou magistrado deverá utilizar o seu número de usuário e senha. 

 

Assessoria de Comunicação Institucional