Terça, 18 Outubro 2022 15:58

TJAM realiza visita técnica ao TJRO para conhecer CPE 1º Grau

A visita técnica da equipe do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM)  ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), foi  para conhecer de perto a estrutura e metodologia da Central de Processos Eletrônicos (CPE1G). A visita iniciou pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) na manhã desta terça-feira, 18. 

O corregedor-geral, José Antonio Robles e a juíza auxiliar da CGJ, Inês Moreira da Costa, deram as boas-vindas à juíza auxiliar da presidência do TJAM, Bárbara Marinho Nogueira, ao secretário da Corregedoria-Geral da Justiça do Amazonas, Carlos André Santiago Vieira e ao secretário das Unidades de Processamento Judicial de 1ºGrau,  Maximiano dos Santos Rodrigues. 

O desembargador agradeceu a presença da magistrada e dos servidores, e comentou a importância deste modelo de gestão que tem garantido muitos resultados positivos, tanto aos jurisdicionados, quanto ao judiciário, entre eles, economicidade. 

A juíza auxiliar também destacou que a CPE tem possibilitado um aumento de produtividade dos servidores e acelerado a prestação jurisdicional. 

Após o encontro na Corregedoria, a juíza Inês Moreira  acompanhou a equipe do TJAM até a CPE1ºG. Na central, a apresentação da estrutura e metodologia de trabalho ficou a cargo da  secretária Judiciária do 1ºGrau, Cidinha Fernandes, que agradeceu a presença dos  visitantes de mais um Tribunal que se interessa pelo projeto do Poder Judiciário de Rondônia. Os coordenadores e a secretaria da Central de Processos Eletrônicos falaram das peculiaridades da gestão de processos.

TJAM

 

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer ainda o Cartório Criminal que irá migrar no próximo dia primeiro de novembro para a Central e foram apresentados também a estrutura e funcionamento do gabinete, que migrou em 2019.

A juíza do Amazonas, disse ter ficado surpresa com a estrutura, e organização do trabalho e destacou que as boas práticas serão levadas como exemplo para o Tribunal do Amazonas.  

 

O cartório do futuro como também é conhecida a CPE, trabalha com procedimentos padronizados e parametrizados, soma que resultou em aperfeiçoamento das atividades jurisdicionais e aumento de produtividade. O cartório eletrônico unificado já tem 66  varas migradas integralmente, fora as parciais.

 

Outros tribunais do país, como Goiás, Acre, Bahia, Piauí, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e recentemente o Tribunal de Minas Gerais já demonstraram interesse pelo modelo da CPE de Rondônia que este ano, no dia 11 de novembro,  completa seis anos.

 

Assessoria de Comunicação Institucional