Terça, 08 Novembro 2022 10:13

Justiça Rápida Itinerante leva atendimentos jurídicos, de saúde e casamento comunitário à moradores do distrito de Jacinópolis

“Vim aqui pedir o meu divórcio através da justiça, porque o meu ex-marido não quer dar. Já tem três anos que estou tentando, agora vou conseguir o divorcio graças a esse atendimento da Justiça aqui na nossa cidade.” O relato é da Keyla Oliveira Martins, que utilizou o serviço da Justiça Rápida Itinerante em Jacinópolis.

 

CCOM2830

 

 Assim como ela, outros moradores do distrito aproveitaram mais uma ação do Poder Judiciário de Rondônia. O sentimento compartilhado por eles é de agradecimento pela oportunidade, isso porque Jacinópolis não possui Fórum. Quem precisa de algum atendimento da Justiça, tem que se deslocar até Buritis, que fica a mais de 60 km, ou a Guajará Mirim, que está a 170 km do distrito. O acesso às duas localidades é por estrada de chão, o que torna a viagem mais desafiadora. 

 

dr lagos

 

A Operação Justiça Rápida Itinerante em Jacinópolis aconteceu na Escola Estadual Pedro Mendes Cardoso, graças à estrutura disponibilizada pelo Poder Judiciário de Rondônia, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) da Corregedoria-Geral da Justiça. “É o judiciário mais próximo das pessoas garantindo o direito desses cidadãos sem que eles precisem sair de sua localidade. É a justiça onde o povo está”, comentou o presidente do Nupemec, desembargador Daniel Lagos, que acompanhou o trabalho da Justiça Rápida Itinerante em Jacinópolis.

 

CCOM3078

 

O Corregedor-Geral da Justiça, José Antonio Robles também acompanhou de perto os atendimentos. “É o Poder Judiciário sempre dedicado a propiciar os serviços que essas pessoas precisam.  São demandas de documentação,  divórcios, acerto de contas, e a Justiça Rápida tá aqui para prestar uma jurisdição de qualidade, que esses moradores merecem”. O desembargador Robles também agradeceu aos parceiros que muito contribuem com o projeto.

1667691928557

 

A Defensoria Pública, por exemplo, é uma parceira permanente da Justiça Rápida, e atende a população em todas as áreas, da família, do consumidor,  e principalmente educação em direitos, comentou o defensor público, Fabrício Aires. “Aqui nós temos diversos serviços, e estamos auxiliando as pessoas com os seus problemas. A defensoria é isso, sempre aberta para a população em qualquer ponto do Estado”. 

CCOM3223

 

Atendimentos de saúde também foram oferecidos durante a ação em Jacinópolis, um médico do Exército realizou consultas. Vacinação, atualização da caderneta, e testes rápidos de HIV,  sífilis, hepatite B e C, também foram realizados, por meio da Secretaria de Saúde do município de Nova Mamoré. 

CCOM3309

 

A programação no distrito encerrou com o casamento comunitário no final da tarde. 16 casais aproveitaram a oportunidade para oficializar a união. Momento de alegria e realização para os noivos e familiares. "Está sendo um momento único.  Esperamos muito por isso, já estamos juntos há nove anos e hoje realizamos o sonho, não só nosso, mas de toda a família'', disse feliz da vida a Isabel Alves Lima, uma das noivas que participou da cerimônia de casamento, durante a Justiça Rápida Itinerante em Jacinópolis.

 

Acesse o álbum de fotos

Assessoria de Comunicação Institucional