Terça, 22 Novembro 2022 12:40

Tribunal de Justiça de RO recebe o Selo Diamante do Prêmio CNJ de qualidade 2022

Pelo quarto ano consecutivo o Tribunal de Justiça de Rondônia é Selo Diamante. O reconhecimento nacional foi divulgado nesta terça-feira, 22/11, pelo Conselho Nacional de Justiça durante a quarta edição do Prêmio CNJ de Qualidade. A honraria é conferida aos três tribunais de Justiça que tiveram melhor desempenho nos quesitos governança, produtividade, transparência e dados  em tecnologia.

A cerimônia de divulgação dos vencedores do prêmio CNJ de Qualidade  foi acompanhada pelo corregedor geral da Justiça, desembargador José Antonio Robles, pelo  presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, os desembargadores Miguel Monico Neto e Álvaro Kalix Ferro, representando a Justiça Eleitoral de Rondônia que recebeu Selo Ouro, e os juízes auxiliares da Corregedoria, Johnny Gustavo Clemes e da presidência, Guilherme Baldan, que estiveram presentes ao 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário que ocorre em Brasília.

O TJ de Rondônia foi laureado com o Selo Diamante (3º lugar), acompanhado dos TJ 's do Distrito Federal e Territórios (2º lugar) e de Roraima (1º lugar). A premiação foi recebida pelo presidente do TJRO e pelo corregedor geral da Justiça, que subiram juntos ao palco. 

A cerimônia foi transmitida pela internet. Servidores (as) da Corregedoria acompanharam e comemoraram com alegria mais um Selo Diamante.  O corregedor Robles logo após a divulgação do resultado enviou uma mensagem aos servidores da CGJ e a todos  do Poder Judiciário rondoniense pelo resultado  positivo.

“Essa premiação que hoje nossa Justiça de Rondônia está a receber do Conselho Nacional de Justiça, o Selo Diamante, é sinônimo de reconhecimento de sua transparência e competência. É prova absoluta de que estamos cumprindo com os nossos deveres e obrigações jurídico-administrativas estabelecidas no texto constitucional. É prova de um judiciário unido, forte e independente. É, pois, uma premiação conquistada por todas e todos que integraram e integram o seu quadro, que vai do porteiro da comarca mais distante até a pessoa do baluarte Presidente, desembargador Marcos Alaor. Parabéns”.

O anúncio da premiação foi feito pelo secretário Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, Richard Pae Kim, que explicou como são avaliados os critérios, para uma aferição complexa e sistematizada do desempenho dos 91 tribunais brasileiros. Ele destacou que a premiação representa o reconhecimento de um grande esforço que coloca o Poder Judiciário cada vez mais em um papel mais próximo do cidadão, com mais efetividade e mais transparência  dos serviços prestados.  

O secretário ressaltou ainda que neste ano é um grande marco em mudanças e estatísticas judiciárias nacionais, já que o CNJ passou a publicar o relatório Justiça em Números, a partir do DataJud e a divulgar as estatísticas judiciais no painel de estatísticas do Poder Judiciário. “O DataJud é a base do Poder Judiciário que reúne quase 300 milhões de processos e todos estão em tramitação desde 2020. Uma das vantagens desta metodologia é que todos os indicadores de empenho e produtividade que antes eram informados pelos tribunais e consolidados pelo CNJ foram pela primeira vez aferidos integralmente a partir do DataJud.” 

Segundo Richard Pae Kim, essa mudança permite maior segurança  no processo avaliativo, pois com os cálculos das estatísticas nacionais sendo centralizadas no CNJ, passa a garantir, pela primeira vez, que todos os órgãos sejam avaliados exatamente pela mesma régua negociais. 



Assessoria de Comunicação Institucional