Sexta, 03 Março 2023 13:56

Corregedoria Geral e GMF discutem implantação de sistema de biometria em estabelecimentos penais

Corregedoria Geral e GMF discutem implantação  de sistema de biometria em estabelecimentos penais Aléxia Oliveira

 

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) se reuniu com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Medidas Socioeducativas do Estado de Rondônia (GMF), nesta sexta-feira, 03, para discutir a implantação do sistema de biometria para identificação dos apenados nas unidades prisionais. A reunião contou com a presença do  coordenador do GMF, Desembargador José Jorge, que apresentou a proposta de estabelecer um fluxo de funcionamento para o sistema, visando gerar mais segurança para a população.

 

O sistema de biometria é uma tecnologia que utiliza características físicas únicas de cada indivíduo, como impressões digitais, para identificar pessoas e garantir que a identidade do indivíduo seja verdadeira. 

 

Durante a reunião, foram discutidos os detalhes técnicos da implantação do sistema, estrutura onde os equipamentos funcionarão e a capacitação dos profissionais que irão operá-los. Também foram apresentados os benefícios que a tecnologia poderá trazer para o sistema carcerário, como a diminuição da superlotação e o aumento da segurança. 

 

O desembargador José Jorge ressaltou a importância da parceria entre a CGJ e o GMF na implantação do sistema de biometria nos estabelecimentos penais. “A tecnologia é um passo importante para a modernização do sistema carcerário de Rondônia e sua implantação é uma necessidade urgente para garantir a segurança da população”, afirma. 

 

O Corregedor Geral Desembargador José Antonio Robles ressaltou que é necessário estabelecer um plano de ação para essa mudança. “É muito importante que possamos estabelecer um fluxo de funcionamento eficiente para a implantação do sistema de biometria nos estabelecimentos penais. Sabemos que essa tecnologia trará muitos benefícios para a segurança pública e a população como um todo, mas também sabemos que exige planejamento e organização. Por isso, é fundamental que trabalhemos juntos para definir os procedimentos necessários e garantir que o sistema seja operado com segurança e eficiência”, completa. 

 

Ao final da reunião, ficou estabelecido que a Corregedoria e o GMF irão trabalhar juntos para definir o fluxo de implantação do sistema de biometria nos estabelecimentos penais.

 

Assessoria de Comunicação Institucional