Segunda, 13 Março 2023 13:37

CGJ de Rondônia divulga ferramenta para combate à violência doméstica

O Departamento Judiciário Administrativo da Corregedoria-Geral da Justiça (Dejad) do Tribunal de Justiça de Rondônia realizou uma ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa teve como objetivo divulgar o Módulo Lilás, uma ferramenta que permite a solicitação de medidas protetivas de urgência através do aplicativo do TJRO.

 

A ação teve como intuito contribuir com a iniciativa "Fortalecer a Rede de Enfrentamento ao Combate à Violência Doméstica contra a Mulher", prevista no Plano de Gestão da CGJ para o biênio 2022/2023. Através do Módulo Lilás, as mulheres que sofrem violência doméstica podem solicitar as medidas protetivas de urgência de forma mais ágil e segura.  Isso porque o aplicativo do TJRO conta com recursos de segurança, como a criptografia de ponta a ponta, que protege as informações pessoais das usuárias.

WhatsApp Image 2023 03 09 at 15.29.27

 

A juíza auxiliar da CGJ/RO, Inês Moreira, fala da importância dessa ação. “Esse projeto é uma iniciativa fundamental para fortalecer a rede de enfrentamento ao combate à violência doméstica contra a mulher, e tenho certeza de que será uma grande contribuição para proteger as mulheres que sofrem violência em seus lares. Em nome da equipe que trabalhou duro para tornar essa ideia realidade, agradeço a todos os envolvidos e espero que essa ferramenta possa ser utilizada por muitas mulheres que precisam de ajuda”, completa. 

 

A divulgação do Módulo Lilás ocorreu em diversos locais, como a sede da Defensoria Pública, o Tudo Aqui e a Policlínica Ana Adelaide. A ação teve como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da denúncia e do acesso a medidas protetivas para garantir sua segurança e bem-estar. Com essa iniciativa, a CGJ reforçou seu compromisso em contribuir para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e é mais um passo importante na luta contra a violência de gênero e na promoção da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres.

 

WhatsApp Image 2023 03 09 at 15.29.46

 

O diretor do Dejad, Ítalo Lucas, comenta sobre a importância desse projeto e sua abrangência. “Esperamos que essa ação contribua para fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e para que cada vez mais pessoas se juntem a nós nessa luta tão importante”, completa. 

 

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) também programou outras atividades em comemoração ao mês da mulher para promover o fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, estão previstas outras ações de divulgação de iniciativas de combate à violência de gênero e promoção dos direitos das mulheres.