Tjro 40anos

Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

Linha do Tempo

40 anos do Poder Judiciário de Rondônia

O Estado de Rondônia foi criado pela Lei Federal n. 41, de 22 de dezembro de 1981, com a instalação no dia 4 de Janeiro de 1982. A instalação do Estado ocorreu na manhã de 4 de janeiro de 1982. Autoridades e convidados se reuniram na frente do Palácio Getúlio Vargas, no Centro de Porto Velho, onde funcionou a sede do Poder Executivo estadual. Logo após a solenidade de instalação, o trabalho já começou, pois tudo era para ser rápido e eficiente.

Era preciso levar a Justiça a todos os lugares do Estado. Jorge Teixeira convidou um advogado, que, conforme os registros do TJRO, desde a década de 1950 atuava na comarca de Porto Velho e região, Dr. Fouad Darwich Zacharias, que havia fundado a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na capital rondoniense e sido eleito o primeiro presidente da entidade. Os primeiros atos normativos relevantes relacionados ao Poder Judiciário foram a nomeação dos primeiros desembargadores, que ocorreu no dia 25 de janeiro de 1982, data também em que foi editado o Decreto-lei n. 8, que criou as primeiras comarcas, incorporando as já existentes no Território e criando novas.

Ficaram conhecidos como os Sete Samurais, os magistrados fundadores da Justiça Estadual. Destemidos, que singraram na floresta para vencer os desafios de fazer tudo novo, a despeito das distâncias e dificuldades que enfrentam os que ousam trilhar novos caminhos. Daí pra frente uma valorosa trajetória se ampliou cada vez mais o Judiciário de Rondônia, hoje visto como vanguardista, inovador, acessível, detentor de vários prêmios de destaque no sistema de Justiça Brasileiro, o mais importante deles o selo diamante do CNJ, conquista que se manteve nos últimos três anos.

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

Telefone (69) 3309-6237 (clique aqui) | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia