(Anexo IV do Ato n. 1102/2017, DJE n. 171, de 15/9/2017)
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Dono do Processo: Diretor do Desein
O Processo de Controle de Acesso e Uso de Recursos de TIC é responsável por garantir Confidencialidade e Integridade dos dados, através da Identificação, Autenticação, Autorização e Registros de Acessos dos usuários.
Objetivos:
- Proteger os dados institucionais;
- Estabelecer responsabilidades e descrever as atividades de Controle de Acesso no Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
Fluxo:
Descrição das Atividades:
Id |
Atividade |
Objetivo |
Responsável |
1 |
Recepcionar as requisições |
Análise da completude da solicitação, por meio da Requisição no sistema “POR AQUI”. |
Desein |
2 |
Direcionar ao Gestor do Ativo |
Analisar o tipo de solicitação, e direcionar ao Departamento e Sessão Correta para verificação e execução. |
Desein |
3 |
Verificar se está de acordo com PSI |
Conferir se há conformidade da solicitação com a PSI. |
Gestor do Ativo |
4 |
Analisar e Deliberar |
Autorizar a solicitação. |
Presidente do CGSI |
5 |
Conceder/Alterar ou remover acesso |
Executar a solicitação. |
Gestor do Ativo |
6 |
Comunicar solicitante |
Informar resultado da solicitação ao solicitante. |
Gestor do Ativo |
7 |
Assinar Termo de Responsabilidade |
Manifestar concordância com as regulamentações da PSI. |
Usuário de TIC |
Controle do processo:
ID |
1 |
Processo |
Gerenciamento de Acesso |
Dono do Processo |
Diretor do Departamento de Serviços e Infraestrutura de TIC (Desein) |
Indicador |
Índice de atendimento às requisições de acessos a recursos de TIC – iARA |
Justificativa |
Manter o controle do atendimento às requisições de acesso |
Periodicidade |
Mensal |
Intervalo |
3 últimos meses |
Regra de cálculo |
iARA = (Total de Requisições de acesso Atendidas) / (Total de Requisições de acesso do período) *100 Onde: Total de Requisições de acesso Atendidas: refere-se àquantidade de chamados de acesso fechados com êxito por meio do Sistema POR AQUI. Quanto aos serviços relacionados à pasta compartilhada, cujas solicitações sejam: “Alterar permissão de acesso”, “Criar compartilhamento no servidor” ou “Criar compartilhamento local”; Quanto ao serviço relacionado ao Virtualizador-Desktop, cuja solicitação seja: “Alterar permissão de acesso”; Quanto aos serviços relacionados ao Controle de Acesso às pastas compartilhadas, cujas solicitações sejam: “Cadastrar/alterar perfil de acesso”, “Configurar” e “Reparar/Corrigir”; Quanto ao serviço relacionado ao Correio Eletrônico, Colaboração e Webmail, cuja solicitação seja: “Cadastrar/alterar perfil de acesso”; Quanto aos serviços relacionados ao E-mail, cujas solicitações sejam: “Liberar/bloquear site”, “Criar conta” ou “Excluir conta”; Quanto aos serviços referentes aos Sistemas Judiciais e Administrativos, cujas solicitações sejam: “Liberar Site/Categoria” e todos os “Cadastrar/alterar perfil de acesso”. Total de Requisições de acesso do período: refere-se àquantidade de chamados abertos por meio do Sistema POR AQUI. Quanto aos serviços relacionados à pasta compartilhada, cujas solicitações sejam: “Alterar permissão de acesso”, “Criar compartilhamento no servidor” ou “Criar compartilhamento local”; Quanto ao serviço relacionado ao Virtualizador-Desktop, cuja solicitação seja: “Alterar permissão de acesso”; Quanto aos serviços relacionados ao Controle de Acesso às pastas compartilhadas, cujas solicitações sejam: “Cadastrar/alterar perfil de acesso”, “Configurar” e “Reparar/Corrigir”; Quanto ao serviço relacionado ao Correio Eletrônico, Colaboração e Webmail, cuja solicitação seja: “Cadastrar/alterar perfil de acesso”; Quanto aos serviços relacionados ao E-mail, cujas solicitações sejam: “Liberar/bloquear site”, “Criar conta” ou “Excluir conta”; Quanto aos serviços referentes aos Sistemas Judiciais e Administrativos, cujas solicitações sejam: “Liberar Site/Categoria” e todos os “Cadastrar/alterar perfil de acesso”. |
Meta |
iARA >= 90% |
Origem dos dados |
Sistema POR AQUI |
Responsável pela coleta |
Chefe da Seção de Atendimento – 1º nível – Help Desk (SEHD) |
Responsável pela análise do indicador |
Dono do processo |