Servidores da Justiça da Infância e da Juventude participam do curso de justiça restaurativa
O Poder Judiciário de Rondônia realizou, no Centro de Treinamento do Tribunal, o curso sobre justiça restaurativa. Direcionado para servidores, psicólogos e assistentes sociais do 1º Juizado da Infância e da Juventude, o curso teve como objetivo difundir essa prática inovadora e capacitar os profissionais à metodologia.
De acordo com Célia Bernardes, mediadora e facilitadora de práticas restaurativas, o papel principal do procedimento restaurativo é criar oportunidades para que pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio de todos.
A assistente social do 1º Juizado da Infância e da Juventude, Eliete Cabral de Lima, destaca que o processo restaurativo é um novo modelo de justiça voltado para as relações prejudicadas por situações de violência, uma alternativa à solução de conflitos para promover a paz e não somente na atuação com medidas retributivas.
A finalidade é que, após o curso, cada servidor tenha um plano de ação para trabalhar nas suas respectivas comarcas verificando necessidades e ajustes a serem avaliados. O acompanhamento será virtualmente por cerca de um ano.
Assessoria de Comunicação Institucional