Notícias do TJRO
 
13/04/2023 12:18

sessao solene 2

Uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Rondônia marcou a entrega de títulos de Cidadão Honorário a cinco membros do Poder Judiciário de Rondônia. A honraria legislativa foi concedida para o juiz secretário-geral Rinaldo Forti e para os desembargadores José Torres Ferreira, José Jorge Ribeiro da Luz, Paulo Kiyochi Mori e o atual presidente do TJRO, Marcos Alaor Diniz Grangeia. Na mesma sessão, foi concedida Medalha do Mérito Legislativo ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Curi Neto, e ao ex-secretário de Estado, Willian José Curi. 

O proponente da homenagem, aprovada à unanimidade, deputado Laerte Gomes, falou da satisfação de ter Rondônia um Judiciário dotado de renomados magistrados. “O nosso Judiciário é exemplar, e serve de referência para outros estados, tendo o respeito e a consideração da população rondoniense.”

O presidente da sessão também destacou qualidades imprescindíveis a agentes públicos. “Todos os senhores, sem exceção, são personalidades do mais alto quilate profissional e moral, cujas atuações foram e sempre são marcadas por conteúdos sociais e jurídicos de imenso valor, tendo como  fundamento, a sensatez, a honestidade, o civismo, a hombridade e o respeito pela coisa pública.”, afirmou.

O desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, reafirmou respeito à Casa de Leis, destacou qualidades do estado e do povo de Rondônia e agradeceu o reconhecimento. “Aprendi muito com o espírito empreendedor, a dedicação, a solidariedade e a resiliência do povo rondoniense, que enfrenta tantos desafios, mas não desiste de lutar por um futuro melhor.”

O presidente do TJRO também reiterou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Rondônia. “Acredito que, juntos, podemos construir uma sociedade mais justa, mais próspera e mais feliz, que valorize suas raízes e seus recursos, e que se abra para novas oportunidades e desafios”, disse.

Os demais homenageados fizeram discursos emocionados, relembraram trajetórias de vida, dificuldades e obstáculos ultrapassados na carreira. Assista à cerimônia completa.


Quem são os novos Cidadãos Honorários do Estado de Rondônia:

sessao solene 11

Marcos Alaor Diniz Grangeia

Marcos Alaor Diniz Grangeia nasceu em Assis, em São Paulo. Graduou-se em Direito em 1983 na Faculdade de Direito da Fundação Eurípides Soares da Rocha. Ainda em São Paulo, foi advogado. Em Rondônia, antes de ser aprovado no V Concurso Público para Carreira da Magistratura, foi advogado e procurador do Estado. Tem mestrado em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. A chegada ao Poder Judiciário de Rondônia como juiz substituto foi em 1990. Passou pelas comarcas de Espigão do Oeste, Guajará Mirim e Porto Velho, onde atuou em varas cíveis e na vara de fazenda pública. Tem mestrado em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Foi juiz auxiliar da presidência, diretor e vice-diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Chegou ao cargo de desembargador em 2005. Foi vice-presidente do TJRO no biênio 2012-2013 e atualmente é presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia e vice-presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil - Consepre. 


sessao solene 17

Paulo Kiyochi Mori

Paulo Kiyochi Mori é de Paranavaí. Graduou-se pela Organização Mogiana de Educação e Cultura - OMEC, em Mogi das Cruzes-SP, em 1981. Foi advogado, assessor de desembargador. Ingressou na magistratura em 1986, e passou pelas comarcas de Colorado D´Oeste, Vilhena e Porto Velho, onde teve forte atuação na operação Justiça Rápida, iniciativa da Justiça de Rondônia que aproxima o Poder Judiciário do cidadão que mora distante de sedes de comarcas. Foi promovido a desembargador em 2005 e foi presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia no biênio 2020-2021. Atualmente é presidente do Tribunal Regional Eleitoral e membro da 1 ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia. 


sessao solene 16

José Jorge Ribeiro da Luz

José Jorge Ribeiro da Luz é paranaense de Uraí e é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Foi aprovado no V Concurso da Magistratura em 1990 e atuou nas comarcas Santa Luzia do Oeste, Jaru, Vilhena e em Porto Velho. Foi juiz auxiliar da corregedoria e da presidência. Chegou ao cargo de desembargador em 2016. Foi corregedor geral da Justiça no biênio 2018-2019. Atualmente é supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Medidas Socioeducativas. 


sessao solene 15

José Torres Ferreira

José Torres Ferreira foi graduado em Direito em 1987, pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Londrina, José Torres Ferreira detém também o título de especialista em Direito Processual Civil e Direito Eleitoral e Processo Eleitoral. Ingressou no Poder Judiciário de Rondônia em 1990, atuando nas comarcas de Colorado D´Oeste, Jaru até chegar à Capital. A dedicação aos juizados especiais, Justiça Rápida e também Justiça Eleitoral, onde chegou a ser corregedor, são marcos na carreira do magistrado.  Tornou-se desembargador pelo critério de antiguidade em 2021. 


sessao solene 14

Rinaldo Forti 

O juiz Rinaldo Forti Silva nasceu em Presidente Prudente. Graduou-se em Direito pela Instituição Toledo de Ensino em 1991 e no ano seguinte migrou para Rondônia, onde foi assessor de desembargador de 1992 a 1995. Ingressou na magistratura rondoniense em 1995. Foi titular na Comarca de Alvorada do Oeste em 1997 e no mesmo ano promovido à titular da 2ª Vara Cível de Ariquemes.  Atuou por 14 anos como Juiz da Infância e da Juventude, sendo a maior parte na Comarca de Ariquemes. Tem mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pela Universidade Federal de Rondônia - Unir em parceria com a Escola da Magistratura. Foi Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Rondônia e atualmente é Secretário-Geral do Tribunal de Justiça.

 Confira mais fotos do evento


Assessoria de Comunicação Institucional 

  • Compartilhar esta matéria