Notícias do TJRO
 
04/05/2023 17:04

WhatsApp Image 2023 05 04 at 13.57.14
 
 

As inscrições para o Prêmio Innovare terminam na segunda-feira, dia 8 de maio. Para as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania as inscrições podem ser feitas após cadastro no site www.premioinnovare.com.br.

A premiação, reconhecida por muitos como o Oscar da justiça brasileira, seleciona as melhores práticas criadas por advogados, defensores públicos, promotores e magistrados para aprimorar o sistema de justiça brasileiro.

Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare já premiou mais de 260 práticas em vários estados do país, colaborando para que estes trabalhos sejam conhecidos em outras regiões e estimulando a transformação de alguns deles em políticas públicas. Dentre as premiações, o Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu o prêmio em 2022, pelo reconhecimento à criação, instalação e expansão do Fórum Digital, uma unidade avançada de cidadania e inclusão, que possibilita o acesso aos serviços judiciários e de outros órgãos públicos em localidades que não são sedes de comarcas.

Em comemoração aos 20 anos do Prêmio Innovare, o destaque desta edição levará o nome do primeiro presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que foi um dos idealizadores da premiação.

Para o Prêmio Destaque Márcio Thomaz Bastos, o tema é Defesa da Democracia e do Estado de Direito.

Temáticas das práticas premiadas são variadas

Os temas das práticas escolhidas  como premiadas e homenageadas nestes 20 anos são variados e envolvem desde métodos de inovação para agilizar os processos internos das instituições até campanhas criativas para combater o racismo e o preconceito, engajar a população em decisões importantes como fiscalização de orçamentos, inclusão, combate às fake news e defesa da segurança das mulheres, além de adoção tardia e conscientização sobre abuso sexual infantil.

A proposta é mostrar as boas ideias colocadas em prática pelos advogados, promotores, defensores públicos e magistrados brasileiros que se dedicam a buscar alternativas para promover o melhor atendimento à população.

Também são premiadas pelo Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania, as boas práticas que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça por profissionais de qualquer área profissional que contribuam para o fomento da cidadania brasileira.

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país, e tem o apoio do Grupo Globo.

São parceiros da premiação o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Como se inscrever no Prêmio Innovare?

O processo de inscrição no Prêmio Innovare é totalmente digital e gratuito. Não é necessário enviar nenhum documento, arquivo ou foto impressos. Mas só podem se inscrever os trabalhos que já estejam em andamento e que tenham resultados comprovadamente positivos para a prestação jurisdicional.

O candidato deve entrar no site www.premioinnovare.com.br, ler o regulamento e criar um cadastro com login e senha de acesso ao sistema.

Em seguida, ele terá acesso ao formulário de inscrição que deve ser preenchido com atenção, respondendo todas as perguntas.

Ao fim do processo é preciso enviar o formulário, já que o simples preenchimento não configura inscrição.

Veja aqui um passo a passo sobre como se inscrever


Assessoria de Comunicação Institucional

Com informações do Prêmio Innovare

  • Compartilhar esta matéria