Notícias do TJRO
 
05/06/2023 15:57

Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia foi um dos painelistas do evento que aconteceu em Brasília


Forografia mostra palestrantes sentados

No segundo dia de programação do Seminário Gestão Orçamentária do Poder Judiciário, que acontece em Brasília, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, destacou a importância do planejamento estratégico na gestão dos tribunais. O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça e sediado pelo Tribunal Superior Eleitoral, reuniu magistrados e servidores que trabalham com gestão orçamentária nos tribunais de todo o país.

Ao destacar a importância do planejamento estratégico, o presidente do TJRO, que participou do painel sobre Gestão Orçamentária e Perspectivas, pontuou sobre a necessidade de garantir uma visão de médio e longo prazo que permita que o orçamento seja executado com continuidade. “Na sua forma estrita o orçamento deve ser entendido como um plano de governo aliado a ações do poder público a curto e médio prazos. Deve ser visto como um instrumento legal para materializar políticas públicas de interesse do Estado”, explicou. 

Marcos Alaor, que também é vice-presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil – Consepre, falou, ainda, sobre os desafios da Justiça para atender aos anseios da sociedade. “O Brasil é um país de dimensões continentais. É marcado por desigualdades salientes em diversas regiões. Por meio de uma governança orçamentária bem estruturada e intencional temos capacidade de enfrentar essas disparidades regionais, canalizando os recursos de forma adequada às localidades que requerem maior atenção e investimento”, finalizou. 

O painel contou, também, com a participação do secretário-geral do Conselho da Justiça Federal, Daniel Marchionatti Barbosa, e do secretário de orçamento e finanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Rodrigo da Costa Lopes. 

O presidente do TJRO foi acompanhado pelo juiz secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti, pela secretária do Gabinete de Governança, Rosemeire Moreira Ferreira, e pelo servidor do Gabinete, Lucas Muniz Sodré. 


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria