Notícias do TJRO
 
19/06/2023 14:05

close up abriu livros na biblioteca

Mais de 3 mil reeducandos participam do projeto Pró-Leitura, da Secretaria Estadual de Justiça


Se você tem um livro que já leu e quer compartilhar com outras pessoas a oportunidade de acesso ao conhecimento, a campanha “Virando a Página” é uma boa oportunidade para incentivar a leitura dentre as pessoas privadas de liberdade. A Direção do Fórum Geral da Comarca de Porto Velho autorizou a instalação de um ponto de coleta de doações de livros para serem entregues à campanha. A coleta também é realizada no Edifício Sede e no interior, nos fóruns de Cacoal e e Ji Paraná. A campanha vai do dia 20 de junho até o dia 15 de julho deste ano.

Atualmente, aproximadamente três mil e oitocentos reeducandos do sistema penitenciário de Rondônia participam do Projeto Pró-Leitura, com a produção mensal da resenha de um livro, o que, posteriormente, validará a remição de pena conforme previsto na Lei de Execução Penal. Os livros também serão destinados aos internos do sistema socioeducativo. 

 Segundo a coordenação do projeto, a educação é um dos principais vieses das políticas públicas de reintegração social, alcançando os reeducandos por meio do ensino formal nos níveis fundamental, médio e superior; da realização de cursos de capacitação profissional; das provas e exames nacionais como ENCCEJA e ENEM; e pela oportunidade de remição de pena por meio da leitura, que é objetivo desse projeto, pois a prática da leitura, especialmente quando promovida em um ambiente prisional, pode gerar inúmeros benefícios e melhorar o aproveitamento do tempo, dentre outros benefícios.


Além deste ponto, que ficará instalado no fórum da capital por cerca de um mês, a campanha terá a instalação de pontos de coleta de livros em pontos específicos da cidade de Porto Velho, livros que serão entregues às unidades prisionais com a finalidade de manutenção do projeto de remição pela leitura.



Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria