Juízes de cooperação do TJRO, Guilherme Baldan e Johnny Clemes intermediaram encontro
A comitiva, liderada pela desembargadora presidente do Tribunal de Justiça do Acre, fez, nesta quinta-feira, 22 de junho, uma visita institucional ao Tribunal de Justiça de Rondônia para obter informações sobre a gestão, os projetos e políticas institucionais, a fim de fechar uma cooperação mútua entre os TJs vizinhos.
“É uma honra recebermos os colegas do Acre, que vem trocar experiências com o Poder Judiciário de Rondônia. Abrimos nossas portas para que possamos construir pontes de cooperação e integração, além de partilhar os casos exitosos que levaram Rondônia a ocupar um lugar de destaque nacional”, pontuou o presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia. A comitiva foi recebida por ele em seu gabinete na Presidência, onde ocorreu, também, uma troca de presentes, representativos de cada estado. O juiz de cooperação do TJRO, Guilherme Baldan, que é auxiliar da presidência, recepcionou os visitantes , intermediando a visita institucional na presidência e outras unidades localizadas no Edifício-sede.
Até sexta-feira, a comitiva fará visita a praticamente todos os setores do TJRO. A equipe se dividiu para conhecer os diversos projetos do TJRO. Na sala de reunião da Secretaria-geral, por exemplo, o secretário da pasta, juiz Rinaldo Forti, os secretários de Gestão de Pessoas, Gustavo Nicocelli, de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ângela Carmem, e Gabinete da Governadoria, Rosimeire Ferreira, apresentaram questionamentos relativos à pasta de cada um.
Outras duas partes da equipe foram conhecer a CPE, Central de Processos Eletrônico e a Escola da Magistratura de Rondônia. Na CPE, a visita foi intermediada pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e juiz de cooperação, Johnny Gustavo Clemes.
Acordo de Cooperação
Na programação ainda teve a assinatura de um acordo entre os dirigentes das instituições envolvidas para o intercâmbio de conhecimentos, programas, pesquisas e ações de educação com vistas ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos(as) magistrados(as) e servidores(as) mediante a implantação de ações conjuntas ou de apoio a atividades e interesse comum. Além dos presidentes dos TJs RO e AC, os diretores das escolas judiciárias, Emeron e Esjud/TJAC assinam o documento.
“É Rondônia auxiliando os estados irmãos, próximo a nós, que tem a mesma formação, mesma cultura, e possibilitando ao estado do Acre a buscar a experiência de Emeron à Esjud”, destacou o diretor da Emeron, Raduan Miguel Filho
“A relação entre as duas escolas que tem se fortalecido cada vez mais, não somente em alinhamento com relação à mestrados, mas também com relação a cursos, seminários e outras situações no campo pedagógico”, disse Elcio Sabo Mendes Júnior, diretor da Esjud/TJA.
“É uma alegria muito grande estar aqui em Rondônia para assinar esse acordo, no qual vamos multiplicar saberes e gerar muitos frutos positivos para capacitação de nossos juízes(as) e servidores(as)”, disse a presidente do TJAC, Regina Ferrari. Para ela, a Emeron é um exemplo a ser seguido, tanto em infraestrutura como em conteúdo. “É uma escola de excelência”, finalizou.
Assessoria de Comunicação Institucional