A Divisão de Saúde realizou ações específicas no mês de setembro com o objetivo de fornecer ao público interno do Poder Judiciário de Rondônia, informações para romper com os estigmas existentes sobre o adoecimento psíquico e sobre as formas para buscar e oferecer ajuda.Os(as) estagiários(as) do PJRO foram eleitos público-alvo neste ano.
Todo os anos a Campanha Setembro Amarelo é marcada pela conscientização da população sobre o tema do suicídio e que tem como objetivo esclarecer sobre a prevenção e dar visibilidade à causa.
A origem desse movimento, começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. Infelizmente em 1994, Mike, com apenas 17 anos, cometeu suicídio, sem que a família e nem mesmo seus amigos, percebessem os sinais de que ele pretendesse tirar sua própria vida.
No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções expandindo-se pelo país. Assim, diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas e a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa.
O dia 10 de setembro foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e o amarelo, do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha. O Brasil também entrou neste movimento a partir de 2015.
Os elevados números sobre suicídio mostram a importância do tratamento psicológico e da promoção da saúde mental para a população, visto que muitas doenças e sofrimentos mentais e emocionais, podem ser tratados com um acompanhamento adequado.
Está precisando? Peça ajuda!
Seguem informações importantes sobre os meios e locais para buscar ajuda:
Divisão de Saúde (DISAU) do Poder Judiciário de Rondônia.
Público alvo: magistrados, servidores, seus dependentes e estagiários. Agendamento de consulta com psiquiatra e atendimento psicológico pelo Portal do Servidor.
CVV | Centro de Valorização da Vida
O atendimento é feito pelo telefone 188, pelo chat ou por email. Clique na página e saiba mais detalhes.
Mapa de Saúde Mental
Público alvo: todos os públicos. Oferece diversos serviços de escuta. Acesse a página e saiba mais detalhes.
CAPS (Serviços de atendimento especializado em saúde mental). Os Caps são serviços de portas abertas, ou seja, o usuário pode ir diretamente a estes serviços para iniciar um atendimento em saúde mental.
Cabe esclarecer que o atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial é voltado para pessoas com intenso sofrimento mental.
Porto Velho:
ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL
CAPSI – INFANTO-JUVENIL:
Público: faixa etária de 05 a 16 anos (transtornos mentais, incluindo abuso com drogas)
Endereço: Rua Matrinchã – Lagoa (rua lateral ao SESI)
Gerente: Lana Astrê – 99231-5635
CAPS TRÊS MARIAS:
Público: 17 anos em diante (transtornos mentais em geral)
Endereço: Rua Equador com Vieira Caula (próximo à drogaria La Paz)
Gerente: Cícera Brito – 98462-2190
CAPSAD:
Público: 17 anos em diante, usuários de álcool e outras drogas
Endereço: Av. Guaporé com Vieira Caúla
Gerente: Marcelo Tenório – 99207-0365
Ji-Paraná:
CAPS Raio de Luz (CAPS II) - agendamento de consultas pode ser realizado por meio do WhatsApp, pelo número (69) 3421-4415.
Endereço: Av. Dom Bosco, nº 1391, em frente ao Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, no bairro Dom Bosco (1º distrito). O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.
Os endereços das outras comarcas podem ser encontrados no site, clique para acessar.