Notícias do TJRO
 
11/10/2023 14:25

A iniciativa do Judiciário contou com a parceria de diversos órgãos do sistema de Justiça e Executivo

A foto mostra a juíza Rejane Fraccaro com estudantes de Pimenta Bueno.

Fortalecer o vínculo das instituições públicas com a comunidade, principalmente entre os jovens. É o mote da “Semana da Cidadania”, evento que iniciou na segunda-feira, dia 9 de outubro e vai até o dia 11, véspera do dia da criança, na Comarca de Pimenta Bueno. A iniciativa do Juizado da Infância e Juventude e Núcleo Psicossocial de Pimenta Bueno agregou parceiros importantes que, ao tomarem conhecimento da proposta, já se dispuseram a participar da ampla programação que envolveu os estudantes do município e a comunidade em geral.

Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria, OAB, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Coordenadoria Regional de Ensino e Faculdade Estácio de Pimenta Bueno fizeram na segunda-feira, em várias Escolas Estaduais, a abertura simultânea do evento, seguida de atividades informativas e visitas às instituições.

“É uma semana bastante educativa, voltada para as crianças e adolescentes, para justamente informá-los sobre o funcionamento das instituições e os serviços oferecidos aos cidadãos,” explicou a juíza Rejane Fraccaro, titular do Juizado  da Infância da Comarca de Pimenta Bueno.

Ainda no primeiro dia de programação foram feitas simulações de votação pela urna eletrônica, uma forma de exercitar a cidadania entre os alunos que em pouco tempo já terão seus títulos em mãos. Também foram feitas as posses de grêmios estudantis eleitos pelos estudantes.

 colagemSemanaCidadania


Segundo dia

colagemSemanaCidadania2

A “Semana da Cidadania” seguiu na terça-feira, dia 10, com uma programação centralizada na Faculdade Estácio de Pimenta Bueno com o balcão de serviços, no qual os órgãos atenderam a população, tirando dúvidas, esclarecendo direitos, orientando sobre caminhos e até encaminhando demandas.

“Quando pensamos em cidadania, estamos falando de exercício de direitos e corresponsabilidades para o bem-viver do ser social. Nós sabemos que nosso país tem uma malha de dispositivos de direitos bem sofisticadas, porém se essas leis e instituições não forem conhecidas, teremos um espaço vazio, em que as pessoas serão vulnerabilizadas, por simplesmente não saber como recorrer para garantir os seus direitos”, ressaltou Leandro Missiato do Núcleo Psicossocial da Comarca.


Encerramento

Na quarta-feira, dia 11, o encerramento das atividades da Semana será em grande estilo, com um evento para 300 pessoas. A roda da Conversa com todas as instituições tem como objetivo a troca de experiências, superar desafios e buscar possibilidades para uma cidade acolhedora, diversa, e que de fato cuida de todas as formas de vida.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria