Com o intuito de fortalecer as iniciativas de reintegração social no sistema prisional do Estado de Rondônia, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas (GMF) realizou uma visita às unidades prisionais de Jaru e uma reunião estratégica no Centro Regional de Ressocialização Prisional Augusto Simon Kempe.
A reunião contou com a participação de diversas autoridades engajadas na promoção da inserção social de presos, egressos do sistema carcerário, cumpridores de penas e medidas alternativas, bem como de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
O supervisor do GMF/RO, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, liderou os debates, ressaltando a importância da colaboração entre os órgãos públicos e entidades com atribuições relacionadas à ressocialização. Durante o encontro, o juiz da Vara Criminal de Jaru, Alencar das Neves Brilhante, destacou a necessidade de estratégias conjuntas para enfrentar os desafios do sistema prisional estadual.
Dentre os temas discutidos, foram abordadas ações de ressocialização específicas para a região de Jaru, assim como propostas de parceria com os municípios locais, como Jaru e Governador Jorge Teixeira. A integração desses esforços visa aprimorar as iniciativas já existentes e desenvolver novas estratégias para solucionar os desafios enfrentados pelo sistema prisional.
A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Justiça de Rondônia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Jaru, da Prefeitura de Jaru e Governador Jorge Teixeira, da Câmara de Vereadores de Jaru, da Defensoria Pública da Comarca de Jaru-RO, e do Conselho da Comunidade na Execução Penal em Jaru-RO.
“A união de esforços entre essas instituições é fundamental para enriquecer e aprimorar as ações de ressocialização, proporcionando uma oportunidade de alinhamento de estratégias de cooperação na busca por soluções efetivas para os desafios do sistema prisional em Rondônia”, concluiu o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz.
Assessoria de Comunicação Institucional
21/11/2023 13:53