Notícias do TJRO
 
26/11/2014 20:46

Judiciário de Rondônia e Escola da Magistratura implantam Educação a Distância

cursoead02 edit

Definido como um dos projetos prioritários para 2015, a implantação da Escola Virtual do Poder Judiciário de Rondônia é dirigida pela Escola da Magistratura (Emeron) e envolve diversas áreas de conhecimento e ações que vão desde o planejamento, benchmarking e capacitação para atuação direta nesse projeto. Essa semana, no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, servidores participam de treinamento Moodle (sistema) e Design Instrucional, conteúdos essenciais para as atividades relacionadas à Educação a Distância (EaD).

Segundo Bruno Rodrigues, um dos instrutores da capacitação, as ferramentas e técnicas repassadas durante o curso são as mais modernas e utilizadas por grandes empresas e órgãos públicos brasileiros que investem na capacitação por EaD. Além dos conceitos, os servidores têm aulas práticas na plataforma tecnológica Moodle, por meio da qual se administra os cursos, os perfis de alunos e professores, além de conteúdos, pesquisas, questionários e diversas outras funcionalidades importantes para o ensino e à aprendizagem no ambiente virtual.

Os participantes do curso, das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação Social, Biblioteconomia, Administração e Pedagogia, (da Emeron e de outros setores do Tribunal) recebem informações sobre a montagem dos cursos, com adequação dos conteúdos programáticos em arquivos de áudio, vídeo, slides e outros recursos que auxiliem a experiência de estudo por meio da internet. A formação é de 40 horas/aula.


Escola Virtual

A comissão, presidida pelo vice-diretor da Emeron, juiz Ilisir Bueno, trabalha para que mais de 3 mil servidores e cerca de 150 magistrados tenham acesso a conhecimentos e informações inerentes às atividades jurisdicionais, com aumento do número de pessoas que podem participar dos cursos, redução de custos de deslocamentos para formações presenciais, para otimizar o investimento em capacitação, além da possibilidade de ampliação de cursos para a comunidade. Os primeiros cursos da Escola Virtual devem estar relacionados ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Em 2014 a Emeron colocou no ar novo portal de internet (emeron.tjro.jus.br), com informações institucionais, notícias, agenda de cursos e outros conteúdos voltados à formação de juízes, técnicos e analistas do Judiciário de Rondônia, assim como as comunidades jurídica e acadêmica.


cursoead01 edit


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria