A primeira unidade mineira será inaugurada nesta sexta-feira na cidade de Padre Paraíso
O prédio do Fórum Digital em MG recebendo os últimos retoques para a inauguração
O premiado projeto “Fóruns Digitais”, reconhecido pelo Oscar do Judiciário, o Innovare, como prática inclusiva do Judiciário de Rondônia, serve de inspiração para outros tribunais do país. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, seguindo a recomendação do CNJ, se inspirou na solução criada pelo TJRO e inaugura nesta sexta-feira, dia 12, seu primeiro Fórum Digital, no município de Padre Paraíso, cidade que não possui Fórum, e por isso carecia de um local de acesso aos serviços judiciários daquele estado.
Os fóruns digitais são equipados com tecnologia de ponta, como videoconferência, que permite que os cidadãos sejam atendidos por magistrados, servidores e advogados de forma remota. Além disso, oferecem uma ampla gama de serviços, como atermação, conciliação, audiências e julgamentos.
Em setembro de 2022 uma equipe do TJMG esteve em Rondônia para conhecer detalhes do projeto e a primeira unidade implantada aqui, no município de Mirante da Serra. A comitiva, formada pelo desembargador André Leite Praça, o juiz Thiago Colnago Cabral e o secretário Guilherme Augusto Mendes do Valle, veio também a Porto Velho conhecer iniciativas que aperfeiçoam a prestação jurisdicional e foi recebida pelo juiz secretário geral do TJRO, Rinaldo Forti.
Agora, com a inauguração do primeiro Fórum Digital de Minas, o TJMG segue os passos do Judiciário Rondoniense que já tem 5 Fóruns em funcionamento e 4 em obras. No ano de 2021, foram inaugurados os fóruns digitais de Mirante da Serra e Extrema de Rondônia. Em 2023, foram inaugurados os Fóruns digitais de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Cujubim. Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Chupinguaia estão em construção e devem ser entregues à população em 2024.
Para o presidente do TJRO, Raduan Miguel Filho, o convite para a inauguração da unidade mineira, enviado ao Tribunal de RO como forma de agradecimento à transferência de conhecimentos, é motivo de orgulho, pois demonstra o alinhamento e a cooperação entre os tribunais com a finalidade de atender às necessidades dos(as) cidadãos(ãs).
Assessoria de Comunicação Institucional