TJRO faz campanha interna pelo uso da Linguagem Simples para tornar a comunicação mais acessível
O clássico musical “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, foi transformado em uma paródia sobre o uso de Linguagem Simples no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). A ideia é aprender de forma leve e divertida como aplicar essa técnica de comunicação nos textos e documentos, para torná-los mais fáceis de ler e entender.
Ouça a paródia
Xote da Linguagem Simples do TJRO
A paródia é de autoria da servidora Fernanda Lemos de Matos Mendes, que pesquisa em seu mestrado o tema Linguagem Simples no Poder Judiciário. Trata-se do programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) em parceria com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). A servidora também faz parte da Comissão Temporária de Linguagem Simples do TJRO, que foi criada em abril deste ano para ajudar a implementar a Linguagem Simples nas ações do Judiciário rondoniense.
A voz é de outra servidora do TJRO, Marcela Maran, que interpretou a versão do clássico com produção do servidor Paulo Arruda, da Coordenadoria de Comunicação Institucional.
Conhecer mais sobre o tema e entender que se trata também de uma causa social fez a servidora Fernanda mudar a forma como enxerga a escrita e a elaboração de documentos. Isso a motivou a compor uma paródia para incentivar outras pessoas a terem esse cuidado em suas comunicações, principalmente seus(suas) colegas de trabalho do Poder Judiciário de Rondônia.
Em janeiro deste ano, o TJRO aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Pacto consiste na adoção de ações, iniciativas e projetos a serem desenvolvidos em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, com o objetivo de adotar linguagem mais direta e compreensível na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade. O glossário da linguagem jurídica do TJRO também ajuda na substituição ou explicação de termos técnicos.
O que é Linguagem Simples?
Linguagem Simples é um conjunto de práticas e diretrizes aplicadas ao texto, à estrutura e ao design das comunicações. O objetivo é transmitir informações de forma clara e direta, de modo que o público-alvo consiga facilmente encontrar, entender e usar as informações de que precisa.
Letra da paródia:
Quando olhei o documento
Que chegou pra revisão
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha complicação?
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha complicação?
Aplicar Linguagem Simples
Pode ser a solução
Eu logo penso “Quem vai ler isso
Tem que entender a informação”
Eu logo penso “Quem vai ler isso
Tem que entender a informação”
Organizo as ideias
Pra não ter enrolação
O importante vai vir primeiro
E vou fazendo a separação
O importante vai vir primeiro
E vou fazendo a separação
Fujo de frase complexa
Voz passiva, quero não
Frase boa é curta, na ordem direta
E sem ter muita intercalação
Frase boa é curta, na ordem direta
E sem ter muita intercalação
Escolho a dedo as palavras
Pra ninguém pedir tradução
Eu asseguro que revisei, viu
Com empatia no coração
Eu asseguro que revisei, viu
Com empatia no coração
Assessoria de Comunicação Institucional