Judiciário Rondoniense forma mais 53 instrutores
Neste mês de dezembro, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), concluiu, em Porto Velho e Ji-Paraná, as duas últimas turmas do curso Formação de Formadores, do ano de 2014. Essa formação possibilita que os próprios técnicos e analistas judiciários apreendam técnicas que lhes habilitem a serem instrutores de cursos para os colegas.
O curso, conforme o projeto pedagógico da Emeron, tem o objetivo de fornecer aos formandos as capacidades adequadas para exercerem a atividade de formadores e atualizá-los com base nos fundamentos básicos da prática docente, incluindo abordagens teóricas e simulações de atividades práticas, com procedimentos didáticos e metodológicos apropriados à finalidade para a aquisição do Certificado de Competências Pedagógicas.
Desta forma o judiciário rondoniense prepara servidores que irão praticar formação e desenvolvimento para os diversos setores, conforme as necessidades detectadas no cotidiano do TJRO, aplicando os conhecimentos e habilidades desenvolvidos e aprimorados durante o Curso Formação de Formadores.
Resultados
O Curso foi criado no ano de 2013 e já vem obtendo resultados concretos. Desde o início mais de 150 servidores participaram da formação. Dessa experiência, após apresentação de projeto à própria Emeron, esses instrutores realizaram cinco cursos advindos dessa formação.
Nas duas turmas, deste último semestre, 53 servidores concluíram o curso, assim ampliando os horizontes para diversas formações a serem elaboradas para o TJRO. O servidor Marcelo Gois, da Comarca de São Miguel do Guaporé, afirma que após o curso pretende desenvolver e aplicar formações para outros servidores, “É interessante, porque identificamos nossas dificuldades e poderemos aplicar o conhecimento para resolver essas dificuldades. Agora é chegar à comarca e elaborar os cursos e torcer para ser aprovado.” disse Marcelo Gois.
Qualidade
A Emeron primou pela excelência no quadro de docentes; para a turma de Ji-Paraná foi selecionada a Professora Mestra Hélia Rocha, e, para Porto Velho, foi a Professora Mestra Isabel Kuniyoshi. As atuações de ambas obtiveram o reconhecimento amplo dos participantes.
“Com uma formação contextualizada nas características e carências do Judiciário de Rondônia, a expectativa é de que tenhamos uma instituição que se aperfeiçoa continuamente e atenda a sociedade de uma forma cada vez mais plena”, afirmou a coordenadora pedagógica da Emeron, Ilma Ferreira de Brito.
Assessoria de Comunicação Institucional