Notícias do TJRO
 
17/12/2014 13:26

Curso aprimora profissionais que trabalham com acolhimento

IMG 0036 - 2

Esse curso é uma atividade prevista pelo projeto “Bem Acolher”, desenvolvido pelo segundo Juizado da Infância e da Juventude. Iniciado no último dia 10, teve a duração de três dias, sendo uma capacitação em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como previsto na legislação.

O curso, que utilizou o método de escuta ativa, conhecido também, como “reciprocidade” (as duas pessoas estão comprometidas no processo de ouvir ativamente e trocar informações). Essas técnicas irão ajudar os participantes a melhorar suas técnicas de comunicação e suas relações interpessoais.

A capacitação é destinada aos profissionais que lidam com a medida de acolhimento institucional: psicólogos, assistentes sociais e os guardiões dos antigos abrigos. Os conhecimentos apresentados são nas áreas de habilidades sociais e interpessoais, trabalhando com resoluções de conflitos e atualizações de conceitos nos relacionamentos.

Essa é a primeira vez que o curso é realizado e contou com a facilitadora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Elismar Santander. Segundo ela, o curso de capacitação tem que ter inserido três projetos, educação, competência e habilidade.

Estiveram presentes no evento os profissionais do Judiciário, da Prefeitura de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria