Notícias do TJRO
 
19/06/2015 14:41

Tribunal de Justiça realiza treinamento do PJe na Turma Recursal

Ao todo, 19 pessoas, entre magistrados e servidores, participaram do treinamento do fluxo de sessão do Processo Judicial Eletrônico (PJe), na última semana, em Porto Velho. A ação do Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria de Informática ocorreu com objetivo de aperfeiçoar ainda mais a utilização da ferramenta nesse órgão judiciário, responsável pelo julgamento de recursos de decisões dos Juizados Especiais de todo o Estado.

Na capacitação, os instrutores do TJRO apresentaram os papéis e telas para decisão colegiada. Isso porque na Turma, como no Tribunal de Justiça, as decisões são proferidas por um colégio (turma) de juízes, em sessões plenárias, todas as quartas-feiras. Por isso, o papel de cada um, ou seja, juiz, assessores, diretora de cartório, técnicos e analistas de informática foi informado, entre outros aspectos relevantes da utilização do PJe. A formação durou cerca de duas horas e 20 minutos.

Seis juízes de Direito participaram do curso: José Jorge Ribeiro da Luz, Euma Mendonça, Tourinho, Arlen José Silva de Souza, Silvana Maria de Freitas, Cristiano Gomes Mazzini, Roberto Gil de Oliveira, além de sete assessores e a diretora do cartório. O diretor da Didesjud, da Coinf-TJRO, Félix Rodrigues da Silva, analista de Sistema, Reginaldo de Souza Gadelha e técnicos judiciários de apoio especializado.


Economia de Recursos

O PJe é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tribunais brasileiros para início, tramitação e julgamento de processos judiciais sem a utilização de folhas impressas, apenas informações digitais ou digitalizadas, modernizando a forma como o processo judicial é conhecido e tornando a Justiça mais ágil e tecnológica. A implantação do PJe na Justiça Estadual de Rondônia teve início no ano passado, em todos os juizados especiais. Em 2015, o PJe avança para área cível, de fazenda pública e de família, além do 2º grau de jurisdição (TJRO).

Alguns dos benefícios da ferramenta destacados pelo CNJ é a economia de tempo e de recursos, segurança no trâmite e agilidade. São características do sistema, que irá agilizar a tramitação dos processos judiciais. Para difundir e estimular o uso do PJe, o CNJ criou uma campanha sobre seus benefícios, que entre outros materiais, divulga o vídeo a seguir:


https://www.youtube.com/watch?v=B7xyfC-Bors


Assessoria de Comunicação Institucional


  • Compartilhar esta matéria