TJRO capacita multiplicadores da OAB/RO para utilização do PJe
O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por meio da sua Coordenadoria de Informática, disponibilizou durante dois dias, uma equipe especializada para treinar os multiplicadores da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, nas funcionalidades do Processo Judicial Eletrônico – PJe, conforme dispõe a Resolução 185/2013, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Mais de oitenta participaram do evento.
Durante o minicurso, os instrutores da Coinf do TJRO elaboraram um conteúdo programático de acordo com as dúvidas e os erros mais frequentes captados pelo sistema help desk. Assim, foram explicados aos participantes sobre os programas úteis que facilitam o peticionamento no PJe, ordem de inserção de arquivos e seu respectivo padrão de nome, classe judicial, quantidade máxima de arquivos anexados, formatos (PDF, áudios e vídeos) e tamanhos, entre outros.
Segundo os instrutores da Coinf do Tribunal, os questionamentos com relação ao PJe não foram apenas quanto à utilização do sistema/manuseio, mas, também, com a parte jurídica que a nova ferramenta traz. Diante disso, foram coletadas todas as manifestações para serem analisadas pela equipe técnica da Coinf junto ao Conselho Nacional de Justiça.
Treinamento
Desde a implantação do Processo Judicial Eletrônico, o TJRO disponibilizou uma base de dados para treinamento. Esta encontra-se a todos os usuários que tenham interesse em conhecer o sistema. Para isso, basta ter acesso ao site do Tribunal no link: https://www.tjro.jus.br/inicio-pje/item/3735-apresentacao-treinamento-pje. No minicurso oferecido aos multiplicadores da OAB/RO, os instrutores utilizaram essa base teste para sanar todas as dúvidas e explicar na prática como peticionar.
Outros órgãos
Assim como os multiplicadores da OAB/RO, outros do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Procuradorias do Estado e do Município e Autarquias (Detran, DER, IPEM, IPAM) já passaram por este treinamento.
Assessoria de Comunicação Institucional