Notícias do TJRO
 
19/12/2014 14:26

Especial "I Ano de Gestão": JUDICIÁRIO INVESTE EM SAÚDE E CAPACITAÇÃO

 gestão de pessoas


Cursos, programa de gestão por competências, pesquisa de clima e campanhas de saúde, demonstram cuidado com o servidor

Para que uma instituição cresça e alcance seus objetivos, é preciso que as pessoas que a compõem também se desenvolvam. Por isso, além de contratações de novos servidores e investimentos na saúde, também foram ministrados cursos, aplicada pesquisa de clima organizacional e realizadas mais etapas do Programa de Gestão por Competências. Preocupação que tem um claro desafio, atender aos anseios dos servidores de acordo com as condições legais e materiais da instituição, como forma de ampliar e aperfeiçoar o atendimento às demandas apresentadas ao Poder Judiciário.

A organização do trabalho e busca constante pela melhoria trouxeram diversos desafios ao Departamento de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça, que é o órgão responsável pela gestão de pessoas no TJRO. Para a diretora do DRH, Jeiele Eline Castro, o investimento feito pela instituição é reflexo da determinação da Administração em priorizar ações que busquem a melhoria da qualidade de vida dos servidores e sejam úteis para a instituição e para a sociedade.

Mais de 170 novos servidores efetivos

Em 2014, o Poder Judiciário de Rondônia empossou mais de 170 servidores efetivos nos cargos de analista e técnico judiciários. Desse quantitativo, a maior parte foi lotada na capital e, cerca de 50, no interior. As contratações foram provenientes do último concurso público realizado em 2012.

Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde não se pode gastar fora daquilo previsto no orçamento, o TJRO vem empossando gradativamente aqueles que se encontram no cadastro reserva, pois muitos, após tomarem posse, também lograram êxito em outros certames e optaram por órgãos tanto na esfera estadual quanto federal.

Assim, conforme surgem novas vagas, o DRH informa à administração quanto à necessidade de convocação daquele candidato e o presidente do TJRO inicia o procedimento de contratação. Em seguida, empossa o novo servidor e, após a posse, o servidor participa de um curso de formação inicial.

Programa Gestão por Competências

A administração do Tribunal de Justiça, por meio do Departamento de Recursos Humanos – DRH, realizou uma verdadeira jornada por todas as comarcas com o objetivo de sensibilizar os servidores sobre o segundo ciclo de avaliações, referentes ao Programa Gestão por Competências - GpC.

Ao todo foram 47 apresentações em todas as unidades do Poder Judiciário. Mais de 75% dos servidores compareceram às palestras que foram ministradas por servidoras da Divisão de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal – Decap.

Durante os encontros foi mostrada a importância da participação integral dos servidores, assim a implantação da Gestão por Competências alcançará a eficiência desejada, que é de situar os servidores em atividades e unidades onde possam aplicar melhor seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

Arte e vida

O teatro foi uma ação adotada pela Decap para chamar a atenção do público e melhorar a compreensão de todos. O resultado foi positivo, pois vários exemplos do teatro apresentado foram usados durante o debate, mostrando que a cognição dos participantes sobre GpC foi alcançada. As cenas foram elaboradas e apresentadas pela Beradera Companhia de Teatro, dirigida por Rodrigo Vrech.

2º Ciclo de avaliação

Os servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia participaram do segundo ciclo de avaliação do Programa de Gestão por Competências. O investimento na gestão dos recursos humanos no Poder Judiciário é instruído pela Resolução 192 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e busca adequar o trabalho na Justiça para o atendimento com ainda mais qualidade à população.

Experiência de RO apresentada no DF

A “Implantação do Programa de Gestão por Competência no TJRO”, foi apresentada no Painel de Casos de Sucesso, no auditório do Conselho da Justiça Federal, no primeiro dia do Seminário sobre gestão de pessoas no Judiciário, em Brasília – DF.

O Seminário buscou alinhar as práticas da Gestão por Competência e do Conhecimento e contribuir para a implementação dessas Gestões no Poder Judiciário, debater os desafios e dificuldades dessa efetuação e promover o intercâmbio de informações e conhecimento.

Clima Organizacional

clima

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia realizou a primeira Pesquisa de Clima Organizacional com servidores e magistrados. O levantamento é uma ferramenta da gestão de pessoas utilizada pelo TJRO para avaliar o nível de satisfação desses públicos em relação ao Tribunal de Justiça, com vistas à utilização dos dados pesquisados para balizar ações voltadas aos Recursos Humanos da instituição.

A meta foi a de criar uma base de informações que possam identificar e compreender os aspectos positivos e negativos, além de orientar a definição de planos de ações para a melhoria do clima organizacional. É uma pesquisa rica. É por meio da pesquisa de clima organizacional que é possível identificar casos como sobrecarga de trabalho, problemas de relacionamento entre chefia e servidores e aspectos que comprometem a saúde e segurança das pessoas. Assim, é possível intervir positivamente na política de gestão de pessoas. O levantamento foi feito entre os meses de abril e maio, pela internet.

 

projeto Educação Financeira realizou oficinas em 5 Comarcas polo do interior e na Capital. Ao todo, 124 servidores das comarcas de Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Rolim de Moura, Alta Floresta do Oeste, Nova Brasilândia do Oeste, Santa Luzia do Oeste, Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho e Guajará-Mirim participaram das oficinas, que foram realizadas por servidores previamente capacitados por um consultor externo com larga experiência na área. Além das oficinas, 57 servidores optaram por receber consultoria individual, atividade também oferecida pela equipe de multiplicadores do projeto para auxiliar os servidores à realizarem o planejamento financeiro familiar.

Já o projeto Preparando para o Amanhã promoveu dois encontros em junho e três encontros em novembro de 2014. Estes encontros visam preparar os servidores para essa nova fase da vida: a aposentadoria, considerando os aspectos sociais, emocionais e financeiros envolvidos no processo.


Saúde em primeiro lugar

O projeto Prevenir é Preciso realizou várias campanhas em prol da saúde dos servidores e magistrados, com destaque para as Campanhas de Doação de Sangue realizadas em fevereiro, abril, junho e setembro; a Campanha do Carnaval; Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza; Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Além destas campanhas de sensibilização realizadas na Capital, a equipe do Serviço Médico se deslocou a algumas comarcas do interior para firmar parcerias com as universidades e secretarias municipais, para estender as campanhas de saúde.

 


Durante o mês de outubro, além de impressos, matérias jornalísticas e a distribuição de laços rosas alusivos à campanha no TJRO, também foram realizados exames preventivos para servidores e dependentes de servidores, por intermédio do Serviço Médico da instituição, na capital. Dois vídeos, com a história vitoriosa de duas servidoras e orientações sobre a prevenção foram veiculados internamente e no canal do TJRO no YouTube, como forma de ampliar o leque de informações a respeito do tema e estimular a realização de exames preventivos. A fachada do edifício-sede do tribunal ganhou uma iluminação especial, com tons de rosa, a cor do laço que simboliza toda a iniciativa.


Comarcas participam

Nas comarcas de Buritis, Santa Luzia do Oeste e Presidente Médici, magistrados e servidores aderiram à campanha e deram um exemplo de participação e consciência social, com a realização de palestras, reuniões e produção de camisetas para a campanha preventiva.

Servidores estimulados à doação

Duas campanhas de doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea foram realizadas no Tribunal de Justiça de Rondônia, em 2014. Por meio de parceria com a Fundação Hemeron, todos os equipamentos necessários foram montados no edifício-sede do TJRO, em Porto Velho. Servidores, magistrados, outros profissionais e visitantes foram convidados a participar do ato de solidariedade.

A doação de sangue é a única forma para muitas pessoas continuarem vivendo, pois ainda não existe substituto para o sangue. Cada doação ajuda de 3 a 4 pessoas que necessitam de transfusão.


Crianças atendidas

O Semed-TJRO realizou a semana da criança em Porto Velho, entre os dias 27 e 31 de Outubro. Ao todo, 51 filhos de servidores e magistrados, com idades entre cinco meses a 17 anos, foram avaliados por profissionais da saúde. 

De acordo com a fonoaudióloga Ana Carolina Krause, das crianças avaliadas pela profissional, algumas apresentaram problemas de linguagem, influência de fala e auditivos. Elas foram encaminhadas a outros profissionais e atendimentos. Para ela, eventos como este são de suma importância para a saúde e desenvolvimento geral da criança. 

Também foram realizadas avaliações com pediatras, dicas e cuidados com fisioterapeutas sobre postura e peso ideal da mochila escolar da criança e orientações sobre escovação e aplicação de flúor com odontologistas.


     Vacinação contra gripe H1N1

vaci

Foram três campanhas realizadas pelo Poder Judiciário de Rondônia, em 2014, por intermédio do Serviço Médico, com disponibilização para magistrados, servidores e estagiários de 500 doses de vacinas que dão proteção contra três tipos de diferentes de vírus da gripe: H1N1, H2N3 e Influenza B. A vacina é uma dose única com validade anual. A campanha tem parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e foi realizada nos fóruns criminal e Sandra Nascimento, e na sede do TJRO, na capital.


  


 Vídeo de Ji-Paraná vence

Duas produções foram selecionadas como vencedora e destaque da I Mostra Cultural de Vídeos do Dia do Servidor Público no Poder Judiciário de Rondônia. A paródia do grupo “As Coléricas”, da comarca de Ji-Paraná, foi vitoriosa e o grupo recebeu um prêmio pela participação.



 

Assessoria de Comunicação Institucional



  • Compartilhar esta matéria