Notícias do TJRO
 
24/12/2014 12:31

Pretendentes à adoção participam de curso em Santa Luzia e Rolim de Moura

curso - santa luzia e rolim


O Poder Judiciário do Estado de Rondônia realizou, no dia 15 de dezembro de 2014, o II Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção, na comarca de Santa Luzia DOeste, em parceria com a comarca de Rolim de Moura. O Curso foi coordenado pela equipe interprofissional do NUPS (Núcleo Psicossocial) do Fórum de Santa Luzia DOeste, composto pelo assistente social Felipe Corrêa e pelo psicólogo Roberth Araújo, contando com o apoio e participação dos profissionais Antônio Carlos Zandonadi e Suélen Neves, ambos psicólogos do NUPS de Rolim de Moura.

Compareceram ao evento pretendentes à adoção, além de profissionais da rede de atendimento das duas comarcas. A abertura proferida pela magistrada da comarca de Santa Luzia DOeste, juíza Cláudia Vieira Maciel de Sousa, ressaltou a importância do curso o qual, de acordo com a Lei 12.010 é requisito necessário para a habilitação dos pretendentes no Cadastro Nacional. Representantes do Ministério Público do Estado de Rondônia e da Defensoria Pública do Estado de Rondônia se fizeram presentes.

Ainda de acordo com a Lei nº 12.010, de 2009, além da participação em curso específico, a inscrição de postulantes à adoção deve ser precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude.

Compreensão

A preparação tem um caráter educativo/pedagógico e não avaliativo, tendo dentre os principais objetivos: ajudar os candidatos a explorar a natureza da parentalidade por adoção e compreender seus próprios sentimentos e as dificuldades que podem aparecer nas relações adotivas; preparar para reconhecer se são capazes de aceitar a adoção e mesmo a renunciar a ela voluntariamente, se perceberem que não é exatamente o que buscam; facilitar a realização de uma avaliação de sua própria motivação, de suas habilidades necessárias para a educação da criança adotiva, entre outros.



Atividades

Dentre as atividades realizadas, foram organizados grupos de discussão, com atividades e vivências participativas, exposições sobre a legislação e cadastros nacional e estadual de adoção, vídeos e imagens, abordando diversos temas relacionados à questão, como a gestação emocional/reflexões sobre a adoção, as reflexões sobre a entrega/motivos para a entrega/destituição do poder familiar, dentre outros.



Com informações da comarca

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria