Como realizar o empenho?
Gestor você já realiza essa tarefa em sua rotina diária só é preciso que você reforce este empenho esclarecendo as atribuições, competências técnicas e competências comportamentais, para assim melhor desenvolver seus colaboradores.
É só seguir os 5 passos descritos abaixo:
Exemplo a seguir:
Certo gestor de empresa multinacional na área bens de consumo - por exemplo - decidiu demitir a recepcionista da filial sob seu comando porque - segundo ele - ela não havia demonstrado alegria durante a recepção ao novo diretor comercial da companhia.
- "Eu quero que você seja educada, cortês e alegre com os visitantes", - ordenou o gerente à recepcionista. Mas, ela não se levantou quando o diretor chegou e, muito menos, ofereceu-lhe água ou café.
- "Mas, senhor gerente, eu não fui antipática com o diretor. Aliás, eu procurei ser o mais simpática possível!" - exclamou a recepcionista demitida.
Esse é o problema. Será que "ser simpática" para um significa a mesma coisa para outra pessoa? Ser educado para uns é ser educado para outros? "Ser cortês" para o gerente significa a mesma coisa para a recepcionista?
Quando avaliamos as atitudes de uma pessoa incorremos nesse erro e, por esse motivo, ao avaliar o desempenho dos servidores o gestor deve considerar apenas o comportamento deles - e não suas atitudes. Para que isso aconteça o gestor deve dizer exatamente que comportamento ele quer de uma recepcionista.
Como por exemplo:
- "Toda vez que um visitante chegar à recepção você deve ficar de pé, cumprimentá-lo sorrindo, oferecer-lhe serviços como água, café ou suco, indicar-lhe o sofá e o telefone, para que ele se sinta à vontade enquanto aguarda ser atendido".
Isso fará com que suas atitudes demonstrem aos visitantes que ela é uma recepcionista educada, cortês e simpática.
Como você pôde ver no exemplo, empenhar os comportamentos, assim como as competências junto aos servidores, alem de ser necessário para realizar a avaliação de desempenho, gera uma maior facilidade na elaboração das atividades diárias em seu setor.
Está com duvidas? Entre em contato com a DECAP, estamos à disposição para atendê-los.